[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 26 de julho de 2014



Queluz
- enorme expectativa


Estou preparando um artigo para publicação próxima sobre algumas preocupações da
Parques de Sintra de Sintra em relação a Queluz. Como membro do seu Conselho Científico, participei numa reunião, que teve lugar n...o passado dia 14, durante a qual o Prof. António Lamas partilhou algumas ideias e projectos do maior interesse que, à minha modesta medida, procurarei divulgar.

A recuperação das fachadas, por exemplo, vai ser algo de absolutamente fascinante, asseguro-vos. Finalmente, vamos poder chegar junto das paredes, das portas e das janelas sem a dor que, há tantos anos, temos suportado. O meu amigo Engº Daniel Silva, que tantas provas de probidade e de rigor tem dado na recuperação do património edificado a cargo da empresa, é responsável por mais estas obras no Palácio de Queluz. Os estudos levados a efeito determinaram, sem margem para qualquer equívoco, qual o cromatismo inicial e, portanto, o que agora vai ser adoptado.

Tenham um pouco mais de paciência. Vale a pena esperar e ir acompanhando as notícias que não faltarão para regozijo de todos os que se interessam pela recuperação do património. Como sabem, aqueles bens não podem estar em melhores mãos pelo que, dali proveniente, qualquer atitude, qualquer decisão neste domínio da intervenção cultural, tem sempre o maior crédito para que possa ser acolhida com a maior confiança.

 
Temos já em curso o projeto de recuperação das fachadas do Palácio Nacional de Queluz. Implica o estudo das fachadas e caixilharias, bem como o levantamento do estado de conservação destas e das cantarias, o que requer uma análise mais próxima.
 
 

 
 
 
 
Foto: Temos já em curso o projeto de recuperação das fachadas do Palácio Nacional de Queluz. Implica o estudo das fachadas e caixilharias, bem como o levantamento do estado de conservação destas e das cantarias, o que requer uma análise mais próxima. 

Credits_PSML
 



 

Sem comentários: