[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 4 de agosto de 2014




Efeméride mozartiana

4 de Agosto de 1782

Casamento de Amadé e Constanze

É verdade. Depois de o pai ter torcido o nariz ao enlace, Wolfgang Amadeus Mozart e Constanze Weber receberam o santo sacramento do matrimónio na Catedral de Santo Estêvão em Viena, em cerimónia reservadíssima, com o detalhe que o compositor dá conta a Leopold, em carta que, três dias depois, lhe remete para Salzburg.
Apenas meia dúzia de pessoas testemunhando, todas comovidíssimas até às lágrimas, entre as quais a Baronesa von Waldstätten e o padrinho do noivo, Franz Xaver Wenzel Gilowsky von Urazowa, médico cirurgião em Vieon Waldstätten na e seu amigo de infância.

Também é na carta em referência que o compositor se refere à Marcha KV. 408 – de introdução à “Serenata Haffner” acerca da qual partilhei efeméride há uns dias – bem como ao Singspiel “Die Entführung aus dem Serail”. Esta obra obtivera a mais entusiástica saudação de Christoph Willibald Gluck, ao ponto de ter sido ele próprio a solicitar nova récita! Aliás, de acordo com informação ainda colhida na carta em apreço, o mesmo Gluck com quem Mozart almoçaria no dia seguinte.  

Eis uma amostra do que é uma récita pelas Marionetas de Salzburg. Para o efeito da «amostra», excerto da Abertura, Ária de Tenor Belmonte, Dueto Osmin and Belmonte, Osmin e Belmonte. Nesta gravação, datada de 1995, os solistas são: Konstanze: Maria Stader; Blonde : Rita Streich; Osmin : Josef Greindl; Belmonte : Ernst Hafliger; Selim Bassa : Peter Stanchina; Pedrillo: Martin Vantin. O Coro é o RIAS kammerchor e a orquestra também RIAS Symphonie Orchester.
 
 

Sem comentários: