[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 15 de agosto de 2014




Palácio da Pena:
 
- Sofisticados trabalhos de recuperação do património local.
- Entradas gratuitas mais vantajosas do que nos restantes monumentos nacionais!
 
[facebook, 11 de Agosto de 2014]
 
Trata-se de obras orçadas em cerca de  €: 270.000, valor muito significativo que, a exemplo de outros relativos a obras de preservação e recuperação dos parques, jardins e palácios afectos à Parques de Sintra  não custam um cêntimo aos contribuintes.
 
Ao contrário do que acontece com os outros monumentos nacionais, cujas intervenções de defesa, manutenção e recuperação dependem do Orçamento de Estado, nos Palácios da Pena, da Vila, de Queluz, Monserrate, Convento dos Capuchos, Castelo dos Mouros, etc, todas as obras são directa e tão somente financiadas pelos montantes cobrados nas bilheteiras.
 
Portanto, os fabulosos brilharetes que, periodicamente, a empresa apresenta 'urbi et orbi', não raro conquistando os mais cobiçados prémios internacionais - como, por exemplo, aconteceu no Chalet da Condessa ou no Castelo dos Mouros - dependem exclusivamente da venda dos bilhetes de acesso.
Assim entendido, de facto, trata-se de um regime de gestão do mais sofisticado património que, tanto na vertente da administração como na técnico-científica, além de irrepreensível, se revela extremamente operacional e com os excelentes resultados de que tanto nos orgulhamos.
 
Graças a Deus, podemos estar e dormir muito descansados, sem qualquer preocupação quanto aos proventos assim angariados, pois há filas constantes de milhares de pessoas interessadas nas visitas. Em 2013, não esqueçamos, a Parques de Sintra registou 1.705.724 visitas, cerca de 10% das quais de cidadãos nacionais.
 
Como já tive ocasião de demonstrar através da leitura e interpretação dos dados estatísticos disponíveis, infelizmente, só 22.642 bilhetes corresponderam a entradas gratuitas de sintrenses aos domingos. É caso para fazer votos no sentido de que, cada vez mais, haja dentes para estas nozes tão apetecíveis...  
 
Assim sendo, não perderei esta oportunidade para lembrar o regime vigente de ENTRADAS GRATUITAS TODOS OS DOMINGOS DE MANHÃ, DE QUE SÃO EXCLUSIVOS BENEFICIÁRIOS OS CIDADÃOS RESIDENTES NO CONCELHO DE SINTRA. Aliás, actualmente, este regime é quatro vezes mais vantajoso que o dos restantes monumentos nacionais onde a entrada só é gratuita no primeiro domingo de cada mês. 
 
Finalmente, poderei adiantar que outras obras, e muito significativas, também estão em curso, por exemplo, no Palácio de Queluz, local onde, a breve trecho, adquirirão especial notoriedade. Para já, só poderei confirmar que a expectativa sobre as notícias de Queluz vai ser altissimamente compensada pela intervenção de recuperação do património que já foi decidida.
 
 

Sem comentários: