[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 15 de agosto de 2014



Sintra armadilhada

[facebook, 13.08.2014]


Se gostam de Sintra, não acedam a Sintra pelo circuito que passo a referir. Há pouco, desde o Ramalhão até ao edifício do Turismo, já em pleno centro histórico, pura e simplesmente, não se circulava. Carros, autocarros, as charretes, arrastavam-se penosamente, desde Chão de Meninos à Estefânea. E daí até à Vila Velha, ainda com maior dificuldade, cerca de 50 minutos, pela Alfr...
edo da Costa, Volta do Duche, num penoso pára-arranca.

Há alternativas, em determinados horários. Quanto ao acesso ao centro histórico, o máximo cuidado. Como poderão calcular, no meu caso, embora saiba defender-me das ratoeiras, penalizo-me imenso porque há muitos anos me bato no sentido de que «isto» não acontecesse. Enfim, tristezas pessoais que nada adiantam.

Mas o conselho, esse, aqui fica. Não, não venham. Por estes dias de Verão, mesmo que muito vos apeteça gozar o fresco de Sintra, o melhor será pensar duas vezes. Evitem passar o que não merecem. Claro que a solução para o problema está mais que estudada e sabida. «Só» falta concretizar...

Parques periféricos, silos de maior proximidade, rede de transportes públicos, funiculares, carro eléctrico até à estação da CP e Vila, encerramento da Volta do Duche e outras artérias, com trânsito condicionado a comerciantes, residentes, viaturas prioritárias, exigente e civilizado regime de cargas e descargas. Nada de novo.

E os visitantes tranquilos, passeando e dirigindo-se aos seus destinos a pé, despreocupados com os seus automóveis, bem estacionados a montante. Um dos tais sonhos que está «condenado» a concretizar-se. Mas vai levar o seu tempo. Entretanto, defendam-se como puderem!

Sem comentários: