[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 8 de setembro de 2014




Efeméride mozartiana
6 de Setembro de 1789

[facebook, 06.09.2014] 

Em Viena, estreia da Aria "Alma grande e nobil core” para soprano KV 578 que, como era habitual ao tempo, foi escrita para ser incluída numa ópera alheia ao compositor, neste caso "I due baroni di Rocca Azzurra" I,8, de Domenico Cimarosa.

Não tenho a menor dúvida em propor-vos uma das melhores vozes mozartianas de sempre. Ainda hoje, os meus amigos de Salzburg, mais entrados em idade, recordam Maria Stader com uma indisfarçável emoção, havendo quem a posicione à frente de todas. O meu pai venerava-a.

A propósito, ficou célebre o que, pessoalmente, lhe disse Clara Haskil, a maior pianista mozartiana de todos os tempos: Ah, se me fosse possível tocar Mozart cono tu o cantas!...” É, de facto, incomparável. E ouvi-la, uma experiência empolgante, de elegância, sofisticação, assunção do texto, correcção de dicção, técnica irrepreensível e todos, todos os ingredientes do canto clássico mozartiano.

Há lá comparação possível com qualquer das boas vozes que hoje pisam os palcos dos grandes auditórios? Certo de que concordarão, eis o que partilho. Inequivocamente, o melhor! Também vos trago o texto para que nada vos escape.
 
Alma grande e nobil core
Le tue pari ognor disprezza.
Sono dama al fasto avvezza
E so farmi rispettar.
Va', favella, a quell'ingrato,
Gli dirai che fida io sono.
Ma non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar,
Ingrato non merita perdono,
Sì mi voglio vendicar.
 

 Boa audição!



 

Sem comentários: