[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 10 de setembro de 2014



ESSENCIAL !!!
Filosofia da Música


Entrevista conduzida em Francês, com legendas em Inglês. Trata-se de um documento do maior interesse que melómano algum deveria ignorar. Sergiu Celibidache nada diz de essencialmente novo. Mas, de forma radicalmente poética e pura, afirma princípios permanentes que subjazem à génese e à interpretação da obra musical.

Ao longo da vida, tenho tido o privilégio de assistir a ensaios de grandes orquestras, com os seus maestros titulares, e a master classes dos mais diferentes intérpretes, sempre reconhecidos vultos, com assistência de público selecionado, onde sempre aprendo novos aspectos da abordagem das peças de acordo com as características desses mestres, da sua mundividência e da sua relação com a Arte em geral e a Música em particular.

Pois, se quisesse, poderia resumir tanta dessa imensa aprendizagem ao que Celibidache afirma nesta entrevista. E não deixa de ser curioso que, sensivelmente análogas, são as opiniões de Pierre Boulez, Daniel Barenboim ou de Nikolaus Harnoncourt, maestros que tenho escutado na primeira pessoa, excelentes comunicadores que não perdem a oportunidade, mesmo inesperada, de partilharem pontos de vista.

Aí está o documento. Não sei como mais poderei motivar para a sua partilha. Chamaria a vossa particular atenção para a opinião de Celibidache acerca das novas tecnologias de registo e dos críticos musicais que, tão flagrantemente, têm «feito a cabeça» dos mais diferentes públicos, promovendo a  circulação de ideias mais ou menos falsas e inequivocamente erradas.


Boa audição!


http://youtu.be/SthKs40ClCY?list=RDGtduhdot2cE

Sem comentários: