[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 2 de outubro de 2014



Efeméride mozartiana
29 de Setembro de 1789

[facebook, 29.09.2014]

Em Viena, Mozart dá por concluída a composição do Quinteto para Clarinete KV 581. Sendo uma das suas obras-primas, também é considerada uma das mais importantes peças para clarinete da literatura musical de todos os tempos.
...
Como não lembrar que assisti a um dos mais espantosos eventos musicais da minha vida, no pequeno auditório da Sociedade de Recreio ‘Os Pimpões’ das Caldas da Rainha, numa ocasião em que a clarinetista Sabine Meyer, a diva ou die Göttin, [a deusa], o seu mais famoso epíteto, ali tocou com o estupendo Quarteto Tokyo, o Quinteto KV 581.

Tenho ouvido este Quinteto por todo o lado e, por Sabine Meyer, várias vezes, em grandes auditórios que esgotam meses e meses antes dos recitais e concertos. Prezo-me de ser como «piolho por costura» quando se trata de saber onde, por cá e lá por fora, acontecem os programas importantes. O das Caldas não me escapou mas garanto-vos que lá não esteve presente nenhum daqueles que costumo considerar «melómanos da treta». Passava-lhes lá pela cabeça que a maior clarinetista do mundo ia tocar aos "Pimpões"!...

Comemorando a data, proponho que assistam à estupenda interpretação da obra pelo Quarteto Hagen e, precisamente, Sabine Meyer, através da gravação de um concerto na Grosse Saal do Mozarteum de Salzburg a que tive o privilégio de assistir. Aliás, só nestes últimos quinze anos, exactamente por estes cinco intérpretes, na mesma sala, já devo ter assistido a umas quatro interpretações do KV 581. E, sempre, sempre, o maior assombro!

Boa audição!


http://youtu.be/wF6dA6EmoO4

 


Sem comentários: