[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 12 de outubro de 2014



Exemplar,
tudo exemplar!


[facebook, 10.10.2014]

Em Portugal, infelizmente, raríssimas são as vezes em que, a propósito da actividade de alguma entidade cultural, nos é permitido aplicar o adjectivo 'exemplar' com tanta propriedade como acontece com a Parques de Sintra.

Difícil é apontar qualquer dia do calendário em que algum programa, invariavelmente do maior gabarito, não aconteça para benefício da comunidade em geral. Aliás, na maior parte dos casos, sucede concretizarem-se, uma, duas, três e mais iniciativas precisamente na mesma data.

Porque um tal sucesso jamais aconteceria por acaso, virá a propósito referir o modelo de exploração que a empresa adoptou. Mas, muita atenção, adoptou desde o advento da actual administração liderada pelo Prof. António Ressano Garcia Lamas! Portanto, nada de confusões, porque não esquecemos o descalabro dos primeiros cinco anos de funcionamento da PSML…

Afinal, qual a «receita» do sucesso? Muito simples e, em resumo, financiada pelos proventos das bilheteiras, a empresa consegue a façanha de não depender de um cêntimo do erário público e, pelo contrário, assegurar ao Estado que todas as peças do mais sofisticado património nacional à sua guarda vão sendo constantemente mantidas, recuperadas e salvaguardado de acordo com os mais exigentes parâmetros de qualidade.

Vamos a exemplos? Então, hoje mesmo! Em primeiro lugar, na Pena, no Chalet da Condessa, será descerrada a Placa Comemorativa do Prémio 2013 da União Europeia para o Património Cultural – Europa Nostra -, que foi atribuído ao projeto de recuperação do Chalet da Condessa d’Edla na categoria de Conservação.

No Chalet, estarão expostas peças relativas à vida da Condessa, como um cesto de piquenique que lhe pertenceu (adquirido pela Parques de Sintra), o seu passaporte (doado por familiares da Condessa) ou um óleo sobre tela, que representa a Condessa, e que é atribuído a Columbano Bordalo Pinheiro (também adquirido pela Parques de Sintra).

Estarão presentes o Dr. Guilherme de Oliveira Martins, Presidente do Centro Nacional de Cultura e representante em Portugal da Europa Nostra, e a Dra. Margarida Magalhães Ramalho, autora do livro “Os Criadores da Pena, D. Fernando II e a Condessa d’Edla”, que fará uma visita guiada às peças em exposição.

Seguidamente, apenas com tempo de sair a caminho de Queluz, lá vai este vosso amigo para assistir a mais um Concerto do Ciclo de Outono da Temporada Tempestade e Galanterie, evento que já está esgotado, como acaba de ser anunciado…

Naturalmente, também não foi por acaso que o Prof. Lamas acabou de ser convidado para Presidente do Conselho de Administração do Centro Cultural de Belém. Com base no retumbante êxito do seu exercício em Sintra, ele fará a gestão integrada de todo o património da zona monumental de Belém onde aplicará os modelos de administração, gestão e direcção que, tão manifestamente, aqui resultaram no benefício de que tanto nos orgulhamos.

»»»»»»»»»»»» APROVEITANDO A OPORTUNIDADE«««««««««««

ATENÇÂO,
NÃO ESQUEÇAM!


COMO ACONTECE TODOS OS DOMINGOS DE MANHÃ, TAMBÉM NO PRÓXIMO DIA !2, OS MUNÍCIPES SINTRENSES TÊM O ESPECIAL BENEFÍCIO DE ACESSO GRATUITO A TODOS OS MONUMENTOS, PARQUES E JARDINS AFECTOS À PSML.

PENSEM NOS GAROTOS.
PROPORCIONEM-LHES UMA VISITA INESQUECÍVEL!
 

Sem comentários: