[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 16 de novembro de 2014



A Pena, sempre!...

[facebook, 13.11.2014]

Aproveito a partilha desta foto do Fernando Morais Gomes para informar que todos têm motivos acrescidos para visita ao Parque da Pena e, se possível, logo entrando pelo Portão dos Lagos. Hão-de verificar que a pateira foi recuperada e que o busto em alto relevo do Senhor D. Fernando também devidamente beneficiado. É coisa muito recente, cuja «inauguração» tive oportunidade de assistir, no passado dia 29 de Outubro, como sabem, data do aniversário do Rei e, coincidência extraordinária, também do meu querido amigo Prof. António Lamas.

Estavam todos os colaboradores da PSML, os outros dois membros do Conselho de Administração, Drs. Manuel Baptista e João Lacerda Távares, e, além do «pessoal da casa», facto que me honrou imenso, apenas eu. Foi um fim de tarde inolvidável durante o qual também estivemos na Fonte dos Passarinhos festejando os aniversariantes, seguindo-se passagem pelas plataformas, esplendidamente cuidadas, visita aos trabalhos de sofisticada recuperação tanto da Capela Manuelina como do Tanque dos Frades.

Tudo está um encanto. Para qualquer lado que nos voltemos, deparamos com constantes motivos de regozijo. E, meu Deus, quem se lembra das dezenas de anos e anos de degradação inenarrável, que parecia sem remissão, anda agora, perante a exemplaridade da constante intervenção dos nossos queridos amigos da Parques de Sintra , em permanente roda-viva de fascínio e acção de graças…

Nesse dia, ainda inebriado pelo privilégio que vivera, escrevi: “Éramos tantos e estávamos tão felizes, irmanados no merecimento da Pena!... Fim de tarde no Parque, com queridos amigos, na partilha de momentos tão ingénuos, tão bonitos. Éramos tantos, tão felizes. Fernando e Elise? Ah, pois claro, também andaram connosco... “ E acrescentei a memória de uma obra que me perseguira durante aquelas horas, de Liszt, a "Consolation No. 3", interpretada por Horowitz, que volto a propor.

Boa audição!


http://youtu.be/zS5LRRsNYZk
 
 
 

Sem comentários: