[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 5 de novembro de 2014



Parabéns,
parabéns Prof. António Lamas


[facebook, 29.10.2014]


Confirmando-se o que soubera há alguns dias, tenho-me preparado para este momento da saída do Prof. António Ressano Garcia Lamas do seu posto de Presidente do Conselho de Administração da Parques de Sintra. Manda a amizade que a ele me liga, em especial, neste momento em que atravessa a porta grande, que seja sóbrio no elogio.

Sabem todos os meus amigos, em especial os que por aqui mais aparecem na defesa do património de Sintra, do apreço que, constantemente, lhe manifestei ao longo dos seus anos à frente da empresa. A obra que deixa é verdadeiramente espectacular e, tanto mais positiva quanto, em contraponto, sucede a um descalabro que, francamente, não posso nem devo misturar com estas palavras.

Com a sua liderança de cerca de nove anos, o Prof. António Lamas deixa, à Parques de Sintra, aos sintrenses e aos portugueses em geral, um legado extraordinário de extraordinárias realizações e o paradigma de uma actividade que, infelizmente, é muito raro encontrar entre nós.

Ali, as coisas não correram bem por acaso. Ali, funciona uma equipa de colaboradores, com as características que lhe conhecemos, porque a administração encabeçada pelo Prof. Lamas a soube motivar de forma excepcional.

O Prof. Lamas levantou a fasquia a uma tal altura que não vai ser mesmo nada fácil substituí-lo. Para já, a tutela não podia ter dado melhor sinal ao nomear o Dr. Manuel Baptista que, durante todos estes anos foi o mais activo companheiro no caminho do sucesso que também obra sua. Solução de continuidade, é sem dúvida, e muito bem! Oxalá pudesse ser inequivocamente definitiva…

”PARABÉNS, PARABÉNS PROF. LAMAS"

Título deste meu pequeno escrito, também pretende revestir, neste dia 29 de Outubro, uma especial forma de saudação no aniversário do meu querido amigo. É verdade! Faz hoje anos e, como sabem «os mais devotos», em data coincidente com o aniversário do Senhor D. Fernando II…
É fantástica a coincidência, não é?! É fantástico como, no Prof. António Lamas, o Rei teve quem tão bem soubesse honrar a sua herança, devolvendo-no-la para o gozo que, certamente, animou o seu projecto da Pena. Um grande, sincero e fraternal abraço com os votos das maiores felicidades pessoais e de sucesso no cargo que vai assumir.

Como nada ou muito pouca coisa sei fazer que não envolva uma sugestão, conotação musical mais ou menos a propósito, eis que proponho a partilha de um momento crucial do início da Oratória “Die Schöpfung” [A Criação] de Joseph Haydn, que sei estar na mais alta estima do Prof. Lamas, obra que D. Fernando apreciava sobremaneira e que também cantava na sua voz de barítono…

Boa audição!

http://youtu.be/99vS5s8p6ZM

 

Sem comentários: