[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 6 de dezembro de 2014



2 de Dezembro de 1814
Morte do Marquês de Sade

[facebook, 2.12.2014]


"Votre corps n'est qu'à vous seul; vous êtes la seule personne au monde qui ait le droitd'en tirer du plaisir et de permettre à autrui d'y prendre plaisir..."

[SADE, Donatien Alphonse François de, La Philosophie dans le Boudoir]


A chamar a vossa atenção para "Sade, Divino, Diabólico" um excdelente artigo de António Loja Neves (ALN), publicado no 'Actual', suplemento do 'Expresso', última edição de 29 de Novembro.
A propósito, também a lembrar que, na "Ode Triunfal", Álvaro de Campos não se furta à referência ao sadismo:

"(...) Eu podia morrer triturado por um motor
Com o sentimento de deliciosa entrega duma mulher possuída.
Atirem-me para dentro das fornalhas!
Metam-me debaixo dos comboios!
Espanquem-me a bordo de navios!
Masoquismo através de maquinismos!
Sadismo de não sei quê moderno e eu e barulho!
(...)"


Portanto, se me permitirem conselhos matinais, o melhor que vos desejo é fazerem umas leituras, ou seja, voltão a ler o poema completo bem como o texto do ALN e, naturalmente, "La Philosophie dans le Boudoir", a obra mais famosa do próprio Donatien Alphonse François de Sade. Não volto a escrever o título nobiliárquico porque até parece que não ter sido...

Boas leituras!

Sem comentários: