[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 31 de dezembro de 2014



Efeméride mozartiana
 
30 de Dezembro de 1771
Sinfonia No. 14
 
 
[facebook, 30.12.2014]
 
 
No penúltimo dia do ano, recupero, parcialmente, um dos textos que, em 2012, escrevi sobre todas as sinfonias de Mozart, para me referir àquela que o compositor, então com quinze anos, dava por terminada aos 30 de Dezembro de 1771, a primeira que compôs depois da morte do Príncipe Arcebispo Sigismund Christoph [Conde] von Schrattenbach que ocorrera quinze dias antes.

Tal não significa que, oficialmente, seja esta a primeira que escreve ao serviço do novo Príncipe Arcebispo Hieronymus Joseph Franz de Paula [Conde] Colloredo von Wallsee und Melz, já que a sua eleição apenas será reconhecida em 14 de Março do ano seguinte.

Impõe-se ter presente que, independentemente do modo como as coisas evoluiriam, até conhecerem o desfecho de 1781 que todos sabemos, a relação inicial entre o compositor e o seu novo patrono não podiam ter sido mais promissora.

E tanto assim foi que, apenas em oito meses, portanto, até Agosto de 1772, altura em que deixa Salzburg para se dirigir novamente a Itália, à capital da Lombardia, para se concentrar na sua nova ópera “Lucio Silla”, Mozart compõe para Colloredo nada mais nada menos do que oito sinfonias e, tão impressionado este ficou, que anunciou ao jovem compositor novas e melhoradas condições salariais.

Muito sofisticada, a Sinfonia em Lá Maior, KV. 114, estrutura-se nos habituais quatro andamentos, 1. Allegro moderato, 2. Andante, 3. Menuetto/ Trio e 4. Molto allegro, para uma instrumentação que compreende 2 flautas, 2 oboés, 2 trompas, além dos habituais naipes de cordas.
A interpretação que vos proponho é a da Mozart Akademie Amsterdam sob a direcção de Jaap Ter Linden.


Boa audição!


http://youtu.be/-GlYCO5TI7o
 
 
 
 
  •  

Sem comentários: