[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 7 de dezembro de 2014



Palácio da Pena,
serões musicais



[facebook, 6.12.2014]

Embora já os tenha anunciado, volto ao assunto, introduzindo o seguinte texto subscrito pelo meu amigo Maestro Massimo Mazzeo a quem tanto devemos em relação ao sucesso alcançado com as iniciativas musicais propostas pela Parques de Sintra. Passo a transcrever:

"Este ciclo de concertos procura evocar – através da música – questões, imagens e figuras ligadas aos ambientes de Sintra e do conjunto da Pena no século XIX. Desde a visita de Lord Byron nos alvores de oitocentos, até à de Hans Christian Andersen, já na década de 1860, Sintra foi mencionada como um Éden, reflectindo a ânsia romântica de recuperar o paraíso perdido, para nele integrar novas concepções paisagísticas e modalidades de convívio e recreio.

No caso da Pena, o projecto do complexo – sobretudo o parque e o palácio – deve-se a D. Fernando de Saxe-Coburgo, rei-consorte de D. Maria II, que nele projectou muito do seu imaginário historicista e germânico. Nele se iria refugiar mais tarde, durante largas temporadas, com a sua segunda mulher, a cantora suíça Elise Hensler.

Além do amor à natureza (um dos grandes tópicos do imaginário romântico, com uma afirmação transversal às várias artes) e do interesse pelo exotismo, sobretudo a nível arquitectónico, a outra grande paixão que os uniu foi a música, como fica claro tanto através de muitos testemunhos contemporâneos, como do inventário do seu vasto espólio musical.

Com a direção artística de Massimo Mazzeo e a consulência musical e musicológica de João Paulo Santos e Luísa Cymbron o DS-CEMSP lança mais um ciclo de concertos para enriquecer o nosso imaginário e a relação com a cultura e história de Portugal. Um selo de qualidade com assinatura CEMSP/PSML!!". Fim de citação.


Não percam!
 

Sem comentários: