[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015



2015, Salzburg VIII

[facebook, 24.01.2015]

!9,30
Grosses Festspielhaus



Orquestra Filarmónica de Viena, sob a direcção de Nikolaus Harnoncourt, para a interpretação de um programa exclusivamente preenchido com obras de Franz Schubert (1797-1828): 1. Abertura do Melodrama “Die Zauberharfe” D 644 – ‘Abertura Rosamunde’; Sinfonia No. 6 em Dó Maior, D 589; Sinfonia No. 8, ‘Unvollendete” [ncompleta].

Como sabem, qualquer concerto da Orquestra Filarmónica de Viena, em qualquer parte do mundo e, em especial, na Áustria, é sempre um evento cultural de primeira grandeza. Os melómanos salisburguenses e de todas as latitudes, que aqui se concentram durante os três principai festivais de música erudita, em que é possível contar com a OFV – Mozartwoche, Festival de Pentecostes e Festival de Verão (o da Páscoa teve em exclusivo a Filarmónica de Berlin e, actualmente, a Dresdner Staatskapelle) sabem celebrar convenientemente a vinda destes extraordinários músicos à cidade que, se não é «a», pelo menos, será «uma das» Mecas da Música.

Hoje, o Grosses Festspielhaus, tinha as entranhas todas abertas, como se fôssemos assistir a uma grande produção de ópera. Naturalmente, a lotação dos quase dois mil e trezentos lugares, ou seja o dobro da Gulbenkian, estava esgotadíssima. As boas vindas aos intérpretes obedecem a um ritual, que não é absolutamente exclusivo desta orquestra, mas mais caloroso do que as demais. Enquanto entram, muito rapidamente, vindos dos dois lados do palco, os aplausos não param e, quando todos estão nos seus lugares, há uma ovação particularmente estrondosa.

Pois bem, e então o que acontece quando a função envolve Harnoncourt? É o carinho mais indiscritível. O grande maestro está com 86 anos. O ano passado faltou a um compromisso na Mozartwoche por motivos de saúde, mas, actualmente, está óptimo. Reparem como não exagero. Depois de interpretada a primeira das obras referidas, pegou num microfone para falar às massas. Fiquei logo delirando com a perspectiva porque, sempre que assim decidiu, ouvi-lhe das melhores palavras que um músico pode proferir.

Desta vez, falou sobre uma série de particularidades das composições de Schubert, em especial das noções de ‘diminuendo’ e ‘decrescendo’ e dos respectivos opostos, bem como do verdadeiro fenómeno de espectacular popularidade que a música de Puccini alcançou durante a década de vinte do século dezanove em Viena, circunstância que muito influenciou a composição das duas peças sinfónicas hoje em programa.

Harnoncourt falou mais de vinte minutos! Fez humor, encantou toda a gente, com uma verve, uma força discursiva e clareza verdadeiramente notáveis. A grande Arte – escrevo bem, não me referindo apenas ao grande artista – a grande Arte fala! E privilegiados os que têm a sorte de beneficiar de tal encanto. Foi uma grande lição sobre os meandros da Música e da História da Música.

Quem, conhece e acompanha a carreira de Harnoncourt – no meu caso, graças a Deus, desde fins dos anos sessenta – sabe da sua extraordinária preocupação em extirpar das suas leituras, quaisquer elementos parasitas que se tenham agarrado aos pentagramas, desde a altura em que as peças foram compostas até à actualidade, tantas vezes, viciadas por concessões dos maestros à facilidade e ao gosto rasteiro de um público menos bem preparado. Com Harnoncourt, a peça vai ao «osso» e a partitura é devolvida à grandeza simples da sua proposta inicial, escorreita, expurgada, sem «pecado original».

Foi o que esta noite aconteceu. Iinesquecível. Enquanto escrevo, tenho a meu lado os programas do Festival ‘Styriarte’, de Graaz, 2015 e já o de 2016, uma grande iniciativa cultural da sua responsabilidade, com uma data de eventos dirigidos pelo queridíssimo Maestro. A vida, uma vida extraordinária, vai continuar, “Vissi d’arte, vissi d’amore”, meu Deus, que lição de vida e de entrega à Música, a deste grande senhor!

Salzburg viveu hoje uma noite espantosa. O Grosses Festspielhaus, santo dos santos do grande Templo, teve os melhores ministros celebrando os grandes Mistérios da Música. E agora vou descansar. Nas minhas orações, não esquecerei Nikolaus, Conde Harnoncourt, um aristocrata à medida da descrição que, da nobreza, fazia a Senhora Marquesa de Cadaval, resumindo-se a uma palavra: servir, servir o outro, com todos os talentos e possibilidades.

Sem comentários: