[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de abril de 2015

12 de Fevereiro de 2015

No monte, a bem-aventurança

Durante uns dias, estivemos no monte. No Alentejo, em tempo de frios, que chegam aos zero, e de alguma chuvinha, se apetece estar recolhido e a gozar o conforto tão singelo das salamandras a queimar algum azinho e a lenha da poda do olival, a necessidade de trabalho a fazer no exterior rouba um pouco esse prazer, propiciando outros.

Graças a Deus, muitas laranjas, tangerinas e limões para apanhar. Dá para toda a família e alguns bons amigos. Trago dezenas e dezenas de quilos, venho com o jeep carregado e, antes de regressar, olhando para as árvores, parece que não lhes toquei... Mas, de facto, é preciso apanhar os frutos, tarefa essa que, como todas, tem as suas exigências.

Ah, pois, algum cansaço! Nada que não me recomponha com o regalo de um bom cozido, ou de umas especialidades com borreguinho local, pratos como os que preparou a querida amiga Cidalia Ferreira, na sua casa 'A Mó', em Albergaria dos Fusos, o nosso poiso diário de amesendação ao meio do dia.

E, mais uma vez, a estada no monte foi santamente abençoada por São Miguel Arcanjo. Patrono dos comunicadores, beneficiou-me com um impedimento de acesso à internet que não pôde ser mais oportuno embora deva confessar que, todos os dias, fiz duas tentativas de «apanhar o que viesse à 'rede'» mas nada! Sistematicamente, a resposta lá aparecia: "Não é possível apresentar esta página" ou qualquer coisa do género.

Às tantas, perante o bem-estar de tão propícia ausência da virtual comunicação, lá me lembrei que deveria ser obra do Arcanjo. E, mesmo ali, se bem que disponha de reduzida biblioteca, mas querendo tê-lo tão presente quanto possível, ainda consegui encontrar uma reprodução da pintura de Paolo de Matteis, do princípio do século dezoito.
 
Enfim, sou um bem-aventurado. E a prová-lo, eis a partilha de uma peça coral lindíssima, de louvor a São Gabriel, pelo Coro do Kings College de Cambridge, que só me é possível propor porque, aqui em Sintra, por enquanto, vou tendo acesso à rede...

Segue o texto para que possam acompanhar devidamente:

The angel Gabriel from heaven came,
his wings as drifted snow, his eyes as flame;
"All hail," said he, "thou lowly maiden, Mary,
most highly favoured lady,"
Gloria!

"For know a blessed Mother thou shalt be,
all generations laud and honor thee,
thy Son shall be Emmanuel, by seers foretold,
most highly favoured lady,"
Gloria!

Then gentle Mary meekly bowed her head,
"To me be as it pleaseth God," she said,
"my soul shall laud and magnify His holy Name."
Most highly favoured lady,
Gloria!

Of her, Emmanuel, the Christ was born
in Bethlehem, all on a Christmas morn,
and Christian folk throughout the world will ever say
"Most highly favoured lady,"
Gloria!


Boa audição!

http://youtu.be/pliqObTHxUQ
 
Ver mais
 

Sem comentários: