[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de abril de 2015



13 de Fevereiro de 2015 [facebook]

Fundação Calouste Gulbenkian
Grande Auditório, 19.00



Naturalmente, lá estarei. Susan Mälkki tem feito muito bom trabalho com a Orquestra Gulbenkian pelo que, apesar das boas impressões que me chegam dos bastidores, a expectativa é sempre alta para verificar até que ponto a sua leitura pessoal das peças e o empenho nos ensaios se espelha na interpretação que a orquestra nos devolve. Este, aliás, o permanente desafio de qualquer maestro.
 
Sem dúvida, foi uma excelente aposta de Risto Nieminen, o Director do serviço de Música, a quem temos expressado a boa impressão e o benefício que tem resultado da colaboração de Mälkki. Logo, além da 'Nona' de Mahler, ouviremos 'Tapiola', um compósito, algo complexo mas interessantíssimo poema sinfónico de Sibelius que, de acordo com o compositor, bem podemos subordinar a uma «quadra» de suas 'impressões' de enquadramento, cuja tradução para Inglês resulta nas seguintes linhas:
 
"In Pohjola there are thick, dark forests
that dream wild dreams, forever secret.
Tapio's eerie dwellings are there
and half-glimpsed spirits, and the voices of twilight."


Como sempre faço, pensando especialmente nos meus amigos que não podem estar presentes no Grande Auditório da Gulbenkian, eis uma gravação da obra em referência, pela Danish National Symphony Orchestra sob a drecção de Leif Segerstam.

Boa audição!

http://youtu.be/n0Xtg_pbLr0
Ver mais
 
 
Sexta, 13 Fev 2015, 19:00 - Grande Audit
musica.gulbenkian.pt
 

Sem comentários: