[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 17 de abril de 2015


8 de Fevereiro de 2015 [facebook]

Vasco Dantas,
notável pianista



Foi minha prima Maria Do Rosario Billwiller, radicada em Münster há muitos anos, quem me chamou a atenção para a actividade de Vasco Dantas naquela cidade. E, naturalmente, a partir dessa altura, passei a estar atento aos passos do Vasco, até com ele tendo tendo trocado umas palavras muito simpáticas para mútuo conhecimento pessoal.

Na medida do que me vai sendo possível acompanhar as carreiras de jovens portugueses promissores no domínio da pianística, em 2006, apenas com quatorze anos, acedi às elogiosas referências que suscitou a sua participação num concurso em Vigo. Posteriormente, tenho-me apercebido como, de facto, ele é um valor «que já circula», a quem é preciso estar atento.

Ontem, como aqui dá conta, recebeu o Terceiro Prémio num Concurso de Piano, promovido em Münster, pelos prestigiados construtores de pianos Steinway & Sons. Antes de que possamos dispor de um registo colhido na ocasião, permito-me convidar-vos à escuta de "Sonetto 104 del Petrarca (Années de Pèlerinage)", de F. Liszt, peça que o Vasco ofereceu, como extra, depois de um recital no contexto de "Les Amis del Priorato des Mesnil", em França, Agosto de 2013.

É uma interpretação que revela uma maturidade evidente, interpretação «limpa», sem truques fáceis à conquista do público. Que sábia contenção, criando o ambiente mais propício ao gozo da composição! Mais uma vez, os mais calorosos parabéns!


Boa audição!

http://youtu.be/_3mZnjxpIZw
Yesterday I was awarded the 3rd Prize at Steinway & Sons Piano Competition, in Münster - Germany.
Ontem foi-me atribuído o 3º Prémio no Concurso de Piano da Steinway & Sons, em Münster, na Alemanha.
‪#‎Steinway‬ ‪#‎Piano‬ ‪#‎Competition

Sem comentários: