[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015


As palavras de Sintra
& as obras de Cascais


[facebook, 27.02.2015]


Em 13 de Março de 2014, portanto, há praticamente um ano, a Câmara Muncipal de Sintra aprovou, por unanimidade, 'Quarteirão das Artes, uma Proposta para a Estefânea', apresentada pelos Senhores Vereadores Paula Neves e Luís Patrício.

Infelizmente, acerca de tal ideia, nunca mais se soube fosse o que fosse. Faz parte dos tais anúncios de projectos que, passando o tempo inexoravelmente, acabam por evidenciar um estéril vazio, à mistura com um amargo de boca que dificilmente se suportam.

Por exemplo, a requalificação da Heliodoro Salgado, que seria inerente, acontecerá mesmo? Quando? E o eléctrico, que a CMS pretende fazer chegar à estação da CP e à Vila Velha? Não está a circulação indissociavelmente articulada com a beneficiação desta via e, tal obra, inequivocamente ligada ao tal «quarteirão das artes»? Respostas afirmativas, que ficam em suspensivo limbo, ou na mais conveniente das pastas das dúvidas...

Entretanto, com invejável gabarito, apenas a meia dúzia de quilómetros, Cascais é outra realidade. Precisamente, com base na mesma ideia que, em Sintra, parece não ter hipótese de ver a luz do dia nos nossos dias, sem qualquer alarde, mas com uma saudável e inequívoca capacidade de realização, Cascais vai concretizando um programa cultural exemplar em qualquer latitude europeia.
 
Ainda há pouco, transmitia a SIC uma reportagem que me deixou belíssima impressão. Naturalmente, conheço todos os espaços integrados e adivinho o salto de qualidade que beneficiará todos os interessados, incluindo os vizinhos sintrenses que, graças a Deus, têm o privilégio imenso da proximidade.

Vale a pena aceder à documentação já disponível. Facilito-me a tarefa recorrendo ao texto da notícia:
"Para já o perímetro do bairro conta com 12 equipamentos e dois parques, ainda que, segundo Carlos Carreiras estejam previstos, a breve prazo, novas infraestruturas e valências culturais como “o Museu do Cartoon, o Museu do Automóvel Clássico e a criação da Orquestra Sinfónica de Cascais ”.
O presidente da Câmara Municipal de Cascais acrescenta que “estes novos equipamentos contribuirão para tornar o bairro um espaço vivo que respire a cultura e que tenha a capacidade de fazer a simbiose entre o espaço cultural e o espaço natural existentes no concelho.”
  
Por outro lado, a possibilidade de compra de bilhetes cruzados, a existência de passes diários e futuros protocolos a estabelecer com parceiros locais como hotéis e restaurantes, assim como com os transportes públicos e parques de estacionamento é a solução ideal tanto para os visitantes como para os residentes.
 
Fazer da vila de Cascais um grande palco com artistas a trabalhar ao vivo dentro do perímetro deste bairro é outro dos objetivos do Bairro dos Museus. É ainda pretendido que este ambiente cultural traga um maior envolvimento da comunidade local com os equipamentos, assim como a atração da indústria criativa, reafirmando Cascais como uma referência cultural e artística nacional e internacional."

Eis os equipamentos culturais constantes do projecto:

CENTRO CULTURAL DE CASCAIS
CASA DAS HISTÓRIAS PAULA REGO
MUSEU CONDES DE CASTRO GUIMARÃES
CASA DUARTE PINTO COELHO
CASA DE SANTA MARIA
FAROL - MUSEU DE SANTA MARTA
MUSEU DO MAR - REI D. CARLOS
FORTALEZA DE NOSSA SENHORA DA LUZ
FORTE S. JORGE DE OITAVOS
MUSEU DA MÚSICA PORTUGUESA / CASA VERDADES DE FARIA
ESPAÇO MEMÓRIA DOS EXÍLIOS
CASA REYNALDO DOS SANTOS E IRENE VIROTE QUILHÓ DOS SANTOS PARQUE MARECHAL CARMONA
AUDITÓRIO FERNANDO LOPES GRAÇA - PARQUE PALMELA


_____________________


Inveja? É verdade! Este é o tipo de inveja que tenho todo o gosto em partilhar. Em Portugal, há mesmo quem queira, possa e saiba fazer obra de qualidade.

Sem comentários: