[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015



Bedrich Smetana
2 de Março de 1824 (m.1884)


[facebook, 02.03.2015]

A comemorar o aniversário deste grande compositor aqui vos proponho "Má Vlast", obra que se inscreve no movimento do designado nacionalismo europeu e que, ao lado das de outros, como Antonin Dvorak, constituiu decisiva mais-valia artística no contexto das reivindicações independentistas do seu país.
...
Por aqui se esbatem lendas, folclore, a paisagem tão cativante da belíssima região daa Boémia, que conhecemos hoje como República Checa, com testemunhos históricos de um passado riquíssimo, a exemplo dos seus dois mil palácios, e outros inesgotáveis motivos de interesse.

Quanto à interpretação, há quem considere algo «lenta». Sinceramente, não entendo tal opinião. Mas compreendo que assim apressadamente conclua quem a compare com leituras frenéticas de outros maestros que, não raro, cedem à facilidade dos efeitos conseguidos junto de um público menos afecto à procura da Verdade das abordagens mais «sérias» porque fruto de trabalho de investigação e opções estéticas menos retumbantes.

Raphael Kubelik, dirigindo a Česká filharmonie (Czech Philharmonic), é estupendo neste "Má Vlast", um dos mais famosos poemas sinfónicos do Romantismo musical. Lá está, não contemporiza com o mais acessível. E, meus amigos, quem não estiver de acordo, pois que procure outras soluções que ninguém se zanga.

Má Vlast
0:50 Vyšehrad
18:23 Vltava (The Moldau)
33:54 Šárka

45:28 Z českých luhů a hájů (From Bohemia's woods and fields)
59:43 Tábor
73:48 Blaník


Boa audição!

http://youtu.be/76R0N2GN6Jo

Ver mais

Sem comentários: