[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 18 de maio de 2015



Recuperando uma opinião

[facebook, 23.02.2015]


A propósito desta notícia do Mozarteum segundo a qual a sua produção de "Lucio Silla", levada à cena na Haus für Mozart, em 24 de Janeiro de 2013, durante a edição da Mozartwoche daquele ano, vai ser apresentada no Teatro alla Scala de Milão, gostaria de vos recordar o texto publicado neste meu mural. E, naturalmente, também voltando a chamar a atenção para uma interpretação de referência de Edita Guberova.
________________



Ontem, “Lucio Silla”
[Texto publicado no facebook, a partir de Salzburg, durante a Mozartwoche, em 25 de Janeiro de 2013]

Pois, meus amigos, “Lucio Silla”, a ópera de Mozart que inaugurou a edição de 2013 da Mozartwoche de Salzburg, tem todos os ingredientes para produzir récitas de alto gabarito. A de ontem poderia ter sido memorável não fosse o facto de Rolando Villazón, no protagonista, ainda estar com a voz muito afectada, fruto de anteriores abusos, com os defeitos decorrentes do empenho nas árias «de bravura» e longe da prestação exigida aos tenores que se aventuram nos terrenos mozartianos. Em alguns momentos, chegou a ser penoso ouvi-lo.

Quanto ao soprano Peretyatko, enfim, nada de particularmente entusiástico, mas a revelar-se muito bem nas árias 4. 'Dalla sponda tenebrosa' e 11. 'Ah se il crudel periglio' que exigem grande sofisticação e domínio, muita contenção de todos os recursos vocálicos e expressivos.

Excelente, isso sim, Marianne Crebassa, meio-soprano, no ‘Cecilio’ ainda muito jovem mas a prever voos formidáveis. Também em muito bom nível, os sopranos Inga Kalna e Eva Liebau, respectivamente, em ‘Lucio Cinna’ e Celia.

Marc Minkowski trabalhou a partitura a partir de representações anteriores sob a direcção de Harnoncourt e de Jean-Pierre Ponnelle. Les Musiciens du Louvre, sob a sua direcção, estiveram ao mais alto nível que se lhes reconhece.
 
A encenação, a cargo de Marshall Pynkoski, tem soluções extremamente eficazes que concorrem para uma assinalável fluidez de todo o espectáculo que, nas suas quase três horas de duração, em três actos, apenas com um intervalo, exigiu um ritmo que se revelou perfeito.
 
Cenários e figurino de Antoine Fontaine, confirmando como é um grande senhor dos palcos, artista de talento a rodos. Elemento essencial do sucesso, a coreografia, muito eficaz, de Jeannette Lajeunesse Zingg, ela própria integrando um corpo de bailado de alto nível artístico.
Quando regressar a casa, voltarei a partilhar convosco mais algumas impressões sobre este espectáculo. Para já, o que ainda espero, é ter a dita de assistir a uma récita desta produção, mas com um bom tenor mozartiano e em boa forma...

Como sou muito vosso amigo, aqui vos deixo uma interpretação primorosa da ária referida "Dalla sponda tenebrosa" por Edita Gruberova, uma mozartiana irrepreensível.

Boa audição!

http://youtu.be/K3bIrjllFZ8

"DALLA SPONDA TENEBROSA" Edita Gruberova as Giunia (LUCIO SILLA, W.A.Mozart)
Lucio Silla (W.A.Mozart) Giunia - Edita Gruberova Concentus musicus Wien Dir. Nikolaus Harnoncourt 1990
 
 
 
Welcome to the website of the Teatro alla Scala in Milan, where you can book tickets online, view the season programme (opera, ballet, concert) and discover the theatre through videos and images.
 
 
 

Sem comentários: