[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 15 de junho de 2015




8 de Abril de 1781
Efeméride mozartiana

[facebook, 08.04.2015]
 
Viena: Actuação da orquestra da corte de Salzburg no Deutschen Ritterordenshaus [Cavaleiros da Ordem Teutónica].

[facebook, 08.04.2015]

_________

O violinista António Brunetti (1745-1786) tocou o Rondo KV 373. A Aria KV 374, escrita para o castrato Francesco Ceccarelli, pode ter sido composta para este evento tal como Mozart dá a entender.
 
Para os amigos que dominam o Alemão, segue o texto original ao qual não acrescentei nem suprimi qualquer das marcas da escrita do compositor, de tal modo que possam entender as suas opções ortográficas. Logo de seguida, a minha tradução, praticamente literal, de acordo com o que é habitual respeitar em circunstâncias que tais.

Nem sempre é possível mas, de vez em quando, agrada-me poder partilhar determinadas evidências implícitas nas considerações do compositor a propósito das peças cuja efeméride assinalo. Por exemplo, no caso da data em referência, é evidente que compunha com uma rapidez absolutamente extraordinária.

Eis as linhas da carta que remeteu ao pai em Salzburg:

heute hatten wir – denn ich schreibe um 11 uhr Nachts – accademie. da wurden 3 stücke von mir gemacht. versteht sich, Neue; – ein Rondeau zu einen Concert für Brunetti – eine Sonata mit accompagnement einer Violin, für mich. – welche ich gestern Nachts von 11 uhr bis 12 Componirt habe – aber, damit ich fertig geworden bin, nur die accompagnementstimm für Brunetti geschrieben habe, ich aber meine Parthie im kopf behalten habe – und dann, ein Rondeau für Ceccarelli – welches er hat Repetiren müssen.

"(...) hoje - estou a escrever às 11 da noite - tivemos concerto. foram tocadas três peças minhas; Novas; - um Rondo de um concerto para Brunetti, uma Sonata com acompanhamento de violino para mim; - que Compus entre as 11 e as 12 da noite passada - mas, de modo que estivesse pronta a tempo, apenas escrevi a parte de violino para o Brunetti e decorei a minha parte - e finalmente, um Rondo para Ceccarelli - que ele teve de Repetir (...)". (sic, maiúsculas e pontuação).

Tenha-se em consideração que o aludido 'Rondo para Ceccarelli' é o Recitativo e Aria "A questo seno deh vieni" (KV. 374) e a 'Sonata com violino'. a KV. 379 (cuja efeméride ontem lembrei). As três obras foram interpretadas num concerto oferecido por Hieronymus Franz de Paula Josef, conde Colloredo von Wallsee und Melz, Arcebispo-Príncipe de Salzburg, ao seu pai, o Príncipe Rudolph Joseph Colloredo, em 8 de Abril de 1781. Apesar da extraordinária rapidez, as três composições são consideradas excelentes.

Como, pelo menos, através das efemérides que convosco partilho, já conhecem as duas KV. 373 e KV. 379, apenas vos proponho o Recitativo e Aria supra referidos, com texto de Giovanni de Gamerra, ["Sismano nel Molgol" III,7], numa interpretação excepcional de Gundula Janowitz e Wiener Symphoniker, sob a direcção Wilfried Boettcher.


Boa Audição!.

 
 

Sem comentários: