[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 1 de junho de 2015




Canaferrim,
lançamento do livro



[facebook, 13.03.2015]


A ESPADA DE SANTA MARIA,
de César Alexandre Afonso


Mais uma iniciativa da Canaferrim, Associação Cívica e Cultural. "Espada de Santa Maria", o livro cujo lançamento é anunciado, tem uma série de ingredientes do maior interesse, dentre os quais não será menor o facto de alguns dos enquadramentos da acção terem Sintra como pano de fundo. E, em Sintra, gente bem real, como poderão verificar no cap. V. Nem vos digo da surpresa que a escrita do César Afonso vos preparou a páginas 52 de "Espada de Santa Maria"!...

Agora, uma sugestão. Como já devem saber - e, se assim não for, nesta minha página do facebook poderão encontrar um post datado de anteontem acerca do assunto - Canaferrim tem todos os motivos para se orgulhar de mais uma melhoria inaugurada pela Parques de Sintra, o Centro de Interpretação e musealização do Campo de Investigação Arqueológica do Castelo dos Mouros.

Sucede que tal novo espaço cultural, absolutamente exemplar e indispensável para o entendimento do espaço real e mítico que é o Castelo dos Mouros, funciona na igreja de São Pedro de Canaferrim que foi recuperada e irrepreensivelmente trabalhada em termos museológicos. Só vos digo que a visita é a porta aberta para uma inesquecível e estupenda lição de História. Enfim, um trabalho com a chancela da Parques de Sintra e está tudo dito!

O alvitre é muito simples e, estamos em crer, absolutamente tentador. Nessa tarde do dia 24, antes de se dirigirem à Casa dos Penedos - um dos mais sofisticados projectos do Arq. raul Lino - vão lá acima. Sim, ao Castelo, onde entrarão gratuitamente para visita àquele templo que, primeiramente, foi inspiração do movimento cívico que nos uniu e, posteriormente, designação da Associação que fundámos.

Sem sombra de dúvida, estarão na perspectiva de uma memorável tarde sintrense do maior interesse cultural. Contactem-nos. Estamos à disposição.
Já de seguida, informação a que podem aceder, com foto e tudo, na página da Canaferrim - Associação Cívica e Cultural

__________________________

A Canaferrim irá levar a cabo no próximo dia 24, pelas 18h30, no emblemático espaço da Casa dos Penedos, na Vila Velha, a apresentação da obra "Espada de Santa Maria", em 2.ª edição, da autoria de César Alexandre Afonso, nosso estimado amigo. A obra será apresentada pelo reconhecido escritor Fernando Dacosta.

A Canaferrim agradece desde já a disponibilidade e generosidade do proprietário da Casa dos Penedos, Miguel Poças. Convidamos sócios e amigos para a partilha deste momento cultural.


*************************************
 
Sinopse

À semelhança da espada do Rei Artur, também em Portugal existe uma espada repleta de magia e mistério. Vigiada ao longo de séculos por guardiões dedicados, ela permaneceu quase à vista de todos, até ao presente.

Joana, uma jovem Psiquiatra do Hospital de Santa Maria, vê-se mergulhada numa complexa trama histórica que a leva a descobrir a sua herança genética- herança essa que transporta os desígnios dos mais altos Cavaleiros Templários.

Abriu a porta e lançou-se do carro ainda em marcha no centro histórico de Sintra junto ao Lord Byron. Depois rebolou pelo chão e agachou-se na valeta à espera que o outro carro que os perseguia passasse em velocidade.

Naquele compasso de espera que se seguiu o silêncio foi o som que lhe rasgou os sentidos com maior violência. De repente todo o seu passado se transformara numa narrativa histórica que já não se continha no espaço da sua mente. Foi como se lhe tivessem dito que tudo aquilo que conhecia sobre si era apenas um simples recanto de fantasia que iria dividi-la entre a razão e a loucura.

Agora pareciam querer arrancar-lhe todos os significados existenciais que sustentavam o ser que sempre fora e trocar-lhe as voltas do futuro.

Joana acabava de mergulhar num caminho que a levaria a confrontar-se com a maior descoberta da sua vida. Um caminho a percorrer cuja portagem não tinha preço.


Fernando Cunha Cunha Ricardo Duarte, Sergio Gonçalves, Julia Cunha, Sofia Dionísioi, Gabriel Cruz

Sem comentários: