[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 1 de junho de 2015



Salzburg,
minha cidade torturada


[facebook, 15.03.2015]

Salzburg foi uma cidade sitiada, tomada pelos nazis da forma mais violenta e evidente, onde não faltam memoriais chamando a atenção para os horrores dessa época de ignomínia.

Este que hoje vos documento é um marco incontornável que, aliás, passa desapercebido à maioria dos visitantes que demanda a cidade para ver os locais onde foi filmado ´Música no Coração'... Fica no cruzamento da Sigmund Haffner Gasse - a rua no termo da qual está a igreja dos Franciscanos - com a Franziskanergasse, que provém da esquina do Rupertnum, e se dirige para a Catedral.

Há bastantes anos, por altura do Festival da Páscoa, fui ter com um dos Padres Franciscanos para me confessar. Para estarmos mais à vontade, levou-me ele para o claustro, atrás do arco que se vê na foto. Ainda hoje me arrepio só de lembrar a nossa conversa, à medida que caminhávamos pelo meio do jardim e das memórias que por ali pairam, a escassos metros dos imensos e permanentes traços do viver e morrer dos residentes judeus.  
____

"Este convento foi confiscado pela Gestapo entre 1938 e 1945. Em memória do martírio, tortura, morte e incontáveis sacrifícios. A cidade de Salzburg".
_____


Duas fotos referem-se ao memorial que acima acabo de traduzir, aposto ao muro onde foi rasgado o arco que dá acesso ao mencionado claustro do convento. Na terceira, o portal da igreja dos Franciscanos que, no cruzamento, do outro lado da rua, faz parte do património da Ordem em Salzburg.

A propósito, a proposta de ouvirmos a Abertura do "War Requiem"de Britten, sob a direcção de Mstislav Rostropovich no Royal Albert Hall, em 1993.


Boa audição!

https://youtu.be/hhkbphH8_Ic
 








































 

Sem comentários: