[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quinta-feira, 30 de julho de 2015



18 de Junho de 1776
Efeméride mozartina
 
 
[facebook, 19.06.2015]
 
 
Salzburg: Estreia do Divertimento em Fá, KV. 247
 
A obra foi composta para o aniversário, em 13 de Junho - dia de Santo António - da Condessa Maria Antonia Lodron.

Esta família aristocrática de origem italiana, região de Trentino, deixou marcas na cidade. Sem dúvida alguma, o seu mais conhecido e importante membro terá sido o Príncipe Arcebispo Paris Lodron (1586-1653) que, entre outros feitos, deixou o nome indelevelmente ligado à fundação da Universidade de Salzburg.

Aproveito a circunstância para lembrar que o divertimento é uma forma musical bastante popular no século dezoito, habitualmente composta para um reduzido número de instrumentos, de índole alegre e despreocupado, aliás como a própria designação dá a entender.
 
Poderá considerar-se que obedece a uma morfologia idêntica à da 'suite' e, tal como esta, incluindo andamentos de dança se bem que mais curtos, simples e, globalmente, mais livres. Basta que nos lembremos de designações como 'serenata', 'nocturno' ou 'cassação', indistintamente atribuídos e frequentes na obra de muitos compositores, para que tenhamos ideia do favor que ganharam na época.

O número de andamentos é muito variável, entre 5 e 9 mas há exemplos de peças com mais. Verifica-se que o declínio da forma suite resulta na adopção pelo divertimento de muitas das suas particularidades. Frequentemente, apareceram composições para formações reduzidas de instrumentos de sopro e, igualmente, para trios, quartetos ou quintetos, havendo casos de divertimenti para instrumentos solistas e orquestra de câmara.

No caso desta peça, proponho uma interpretação de referência pelo Octeto da Filarmónica de Berlin, datado de 1969.

Boa Audição!
 
 
  •  

Sem comentários: