[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de julho de 2015



22 DE MAIO,
EFEMÉRIDES MUITO FAMILIARES...


[facebook, 22.05.2015]

Com uma ou outra adaptação, eis um texto de 2013 que recuperei com algumas adaptações. Com especial dedicatória aos meus amigos wagnerianos, Jose Luis De Moura e M Manuela Bravo Serra e Augusto Casaca - mais logo, no Grémio Literário estaremos juntos numa sessão comemorativa do aniversário de Richard Wagner promovida pelo Círculo Richard Wagner - e um destaque enorme para Emilia Reis, querida amiga, paradigma da mais bonita amizade e maior dedicação a Elise e Fernando.

____________


Wagner, a Condessa e a Avó



Eis-me, novamente, em mais um 22 de Maio. As efemérides várias que só hoje se comemoram, andam a bailar-me na cabeça há semanas. Muito forte, esta é uma data em que não só se congregam mas também se confundem as celebrações da avó Júlia, de Richard Wagner e da Condessa d’Edla.
Como é meu hábito, celebro esta gente em Sintra. Faço-me ao caminho e vou até à Pena. Mesmo durante os anos em que permaneceu ruína galopante, era para o Châlet da Condessa que me dirigia. Por ali, sempre encontrei o ambiente propício à minha demanda. Agora, recuperados casa e jardim, diferente a festa.

É precisamente disso que escrevo, da procura e dos encontros. Começo pela avó. Partiu lúcida, com quase cem anos, já no princípio deste século. Sempre muito presente tenho a sua memória que, neste dia, é impossível não conjugar com a dos outros ilustres. Na Pena, a avó leva-me, pela mão. Não tarda muito, encontramos uma sombra, conversa-se e lemos. A avó é a pessoa que mais vezes eu vi ler antes de eu próprio começar a ler.

No ninho de amor, Elise. Leio-lhe um poema de Ruy Belo, de casas vividas. E percebo, sinto a presença da segunda mulher do Rei, a rainha da Pena. Chega-me ela, com a carga de desentendimentos de que foi pública vítima, mas em sossego. Vem, afinal e sempre, superior às desconsiderações de quem a amesquinhou. Ah, minha querida Emília Reis, que elegância a da «nossa amiga»!…

E que posso eu senão confirmar que Richard Wagner anda muito por ali, também de visita? Vejo Elise, lendo os poemas de Mathilde e ouço-a cantá-las para Fernando. Wagner íntimo, este dos Wesendonck, já ensaiando Tristan. Por ali, tal como o outro Richard, nos dá conta de como também muito o impressiona esta réplica do jardim do grande feiticeiro. Passada a prova das Blumenmädchen, logo nos espreita Parsifal.

Para mim, tão especial esta celebração de Wagner! É coisa a que me habituei desde miúdo. Grandes wagnerianos eram o avô Albano - um bom pianista, que tocava imensas reduções ao piano de temas do grande compositor, nomeadamente as subscritas por Liszt - e meu pai, que não seguindo a carreira musical, tinha o curso superior de violino e ciências musicais. Ouvir tocar um e outro, escutar gravações de óperas de Wagner, eram atitudes muito habituais, aquilo que poderia designar como verdadeiramente familiares.
 
De facto, tive esta sorte enorme. Mas, como já tenho contado, convivência tão precoce com o universo wagneriano, quase me afectava. Pelos meus treze, quatorze anos, deu-me para ouvir Tannhäuser obcessivamente. Vindo do Liceu, lembro-me de chegar a casa naquela mira de me fechar no quarto a ouvir, não só a avassaladora Abertura, mas também Geliebter, komm! ou Wie Todesahnung-O du mein holder Abendstern. A coisa atingiu tal dimensão que minha mãe chegou a temer pela minha sanidade mental...

Bayreuth, por onde peregrino há dezenas de anos, muito naturalmente, também é hábito que ganhei em família. Não, não sei se conseguirão imaginar o desgosto por não poder concretizar o projecto de lá estar, exactamente no ano jubilar de 2013, depois do acidente em que fracturei a perna. De qualquer modo, Wagner é em qualquer lugar, e quase todos os dias...
________

Ainda por ali, já noutra dimensão, pairando sobre a Pena, comungamos Parsifal.
É o Prelúdio do III Acto e o tema de Sexta-Feira Santa. Toca a Gustav Mahler Jugendorchester, sob a direcção do discretíssimo Daniele Gatti que tanto me tenho habituado a respeitar, numa gravação colhida em 26 de Agosto de 2012, durante os Proms.


Boa audição!
 
 
 
Prom 57: Wagner, Berg, R. Strauss & Ravel Wagner - Parsifal -- Prelude (Act 3) and Good Friday Music...
yo
 

Sem comentários: