[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 22 de julho de 2015



30 Maio de 1790
Efeméride mozartiana
 
 
 
Viena: Carta de recomendação para Joseph Leopold Eybler


[facebook, 30.05.2015]


A partir do dia em que Joseph Haydn os apresentou, Joseph Eybler (1765-1846) e Wolfgang Mozart, desenvolveram uma profunda relação de amizade que durou até aos últimos dias de vida.
Em 30 de Maio de 1790 Mozart escreveu aquilo que, hoje em dia, se poderia designar como uma 'carta de recomendação' para o jovem Eybler nos seguintes termos:

"Eu abaixo assinado, atesto que o portador, Joseph Eybler, além de excelente aluno de Albrechtsberger é compositor, muito dotado para a música de câmara e religiosa, com grande experiência na arte do canto, bem como talentoso organista e cravista. Em resumo, um jovem músico de tal craveira que, dificilmente, se encontra quem se lhe compare."

Mais tarde, já depois da morte de Mozart, Eybler escreveu: “Tive o enorme privilégio de manter a sua amizade sem limite até à morte, tendo cuidado dele à cabeceira durante a penosa doença”.
Lembro também que, em primeira instância, foi a Eybler que Constanze pediu para concluir o Requiem. Apesar de ter tentado, não conseguiu e tudo leva a crer que devido à muita proximidade e devotado respeito pela música do seu amigo Mozart. Como se sabe, foi Franz Xaver Süssmayr quem completou a obra.

Há uma série de razoáveis, bons e mesmo muito bons compositores que, tendo tido a «infelicidade» de serem contemporâneos de Mozart, ficaram na sua sombra. Eybler faz parte dessa série. Não resisto a propor-vos a audição do seu Concerto para Clarinete em Si bemol Maior, datado de 1798.

Trata-se de uma peça de excelente recorte, composta para o grande Anton Stadler, aliás, o mesmo dedicatário do último concerto de Mozart para este instrumento. Como terão oportunidade de verificar, em especial, pela oficina que revela na proposta do estupendo andamento lento, Mozart não fez favor algum nos termos da carta encomiástica relativamente aos dotes do seu amigo.

Tem os seguintes andamentos:.I: Allegro maestoso 00:00,.II: Adagio 11:20, .III: Rondo alla turca: Allegro 17:04. É solista Dieter Klöcker, com a English Chamber Orchestra

Boa Audição!

 
 
 
 
 
 
Joseph Leopold Eybler Work: Clarinet Concerto in B-flat major (1798) written for Anton Stadler. Mov.I: Allegro maestoso 00:00 Mov.II: Adagio 11:22 Mov.III: R...
youtube.com


 

Sem comentários: