[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015



Arquitecto cenógrafo
ao serviço da promoção da Língua Portuguesa
 
[facebook, 10.07.2015]

Conhecêmo-nos há quase trinta anos quando, na minha qualidade de Técnico do Ministério da Educação afecto ao ICALP - Instituto de Língua e Cultura Portuguesa, antepassado do actual Instituto Camões - tinha de articular a minha com a actividade do José Manuel Castanheira. Senhor de uma criatividade deslumbrante, o José Manuel Castanheira foi autor de uma boa série de stands do Instituto em salões nacionais e int...ernacionais, como foi o caso da 'Expolangues', para promoção da Língua Portuguesa nas suas mais diferentes vertentes.
 
Notável arquitecto, o JMC apresentava propostas extremamente desafiantes, sempre as mais criativas. Muita gente nem sabia muito bem como entrava nos 'nossos' espaços, apercebendo-se de que ali acedia respondendo a um 'apelo' estético de enorme originalidade. É neste contexto que a sua obra enquanto cenógrafo não pode deixar de contemplar esta faceta de uma arte ao serviço da Língua e da Cultura portuguesas.

Há muito tempo que não nos saudamos. Tenho de ir ver esta exposição na expectativa de o encontrar. Para mim, ele também é a referência de um tempo em que, embora se olhasse aos meios, não se fazia «contas de sumir» que pudessem envergonhar e prejudicar os propósitos maiores de iniciativas culturais cuja apresentação, nacional ou além fronteiras, tinha marcas de inequívoca dignidade. Nesse contexto, José Manuel Castanheira, marcou uma época.
 
 
 
 
A exposição Cenografia insere-se no Festival de Teatro de Almada, a decorrer até 18 de julho.
 
 
 

Sem comentários: