[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 3 de julho de 2015



Canaferrim - Associação Cívica e Cultural,
ROTA DA ÁGUA,
- mais uma história
 
 
[facebook, 13.04.2015]
 
 
O Sergio Gonçalves é um excelente fotógrafo. Toda a gente o sabe, não dou novidade alguma. Contudo, nem com todos os seus recursos, alguma vez conseguiria «destapar» o que aqui se esconde. «Aqui» é um matagal num extremo de Nafarros onde Francisco Costa, conhecido morador local, teve a gentileza de nos conduzir.
 
Quis e conseguiu mostrar-nos os restos de uma fonte cuja construção ele presenciou, nem mais nem menos que há 70 anos. É um testemunho impressivo e emocionante de um tempo, afinal, não muito recuado, em que era preciso construir fontes, aproveitar a água de nascentes para assegurar o abastecimento local do precioso líquido.

Sem qualquer dúvida, trata-se de uma peça do património à volta do qual nos temos movimentado nas últimas semanas. Património, sim, não há qualquer abuso de designação. Património, sim, peça portadora de memórias individuais e colectivas, coladas ao viver de um local onde, além do pragmático consumo satisfeito, crianças, jovens, adultos e velhos conversavam, brincavam, jogavam, em suma, lugar em que vidas se cruzavam, onde se vivia.

Sintomaticamente, hoje mal se vê e, se não fosse o Sr. Costa, jamais apareceria no enquadramento do trabalho em que estamos envolvidos. É «por estas e por outras» que, tanto o Sérgio como eu, embora sem stresse, tão desejosos estamos de poder partilhar estas imagens e textos com quem se interessa, através da exposição e livro em perspectiva.
 
 

Sem comentários: