[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 21 de julho de 2015



«Habitualmente» admirável...

[facebook, 02.05.2015]

Acompanhamos a recuperação de Monserrate há mais de uma década. Se a preservação é uma atitude de todos os dias,  a recuperação - em especial após um longo período de degradação tal como aconteceu em Monserrate - é algo que pressupõe um programa faseado, enquadrado pelo 'figurino' de longa 'campanha' de obras, para o qual é necessário preparar devidamente o público, nomeadamente o da comunidade onde o bem patrimonial está radicado.

Sintra tem o privilégio de contar com a Parques de Sintra​ cujo contributo, neste domínio, tem sido absolutamente exemplar. Salvo raríssimas excepções, os munícipes de Sintra mais preocupados com estes assuntos, habituaram-se a esperar que o melhor trabalho seja concretizado, a tempo, ao longo do tempo necessário para que possam contar com a mais 'asseada' das obras.

Obras no Palácio de Monserrate, no Palácio da Pena, Chalet da Condessa e Abegoaria recuperados, trabalho em curso no Palácio de Queluz, Biblioteca da Escola Portuguesa de Arte Equestre recentemente inaugurada, Castelo dos Mouros e musealização da zona da igreja de São Pedro Canaferrim, são apenas algumas das etapas de um percurso e de um palmarés de absoluto quadro de honra.


Aguardemos pela disponibilização de mais esta pérola de uma jóia ímpar.

 
 
 
 
Os andaimes ainda estão montados na Sala de Estar Indiana. Mas dentro de dois meses já não haverá sinais nem de obras nem das ruínas que era o palácio de...
 
 
 
 
  •  

Sem comentários: