[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 3 de julho de 2015



Parques de Sintra,
uma candidatura e mais prémio em perspectiva
 
[facebook, 14.04.2015]
 
 
Tanto quanto me foi possível, fui acompanhando a obra de recuperação levada a cabo pela Parques de Sintra no Salão Nobre do Palácio da Pena. O meu amigo Engº Daniel Silva foi tendo a paciência e a amabilidade de me explicar os passos que iam sendo dados. Aliás, tal como o fez, por exemplo, em relação ao Castelo dos Mouros e Monserrate, satisfazendo a minha curiosidade quanto às partes estruturais, galerias de serviço, condutas, etc, onde, em geral, o público nem sonha o tipo de intervenção sofrida.
 
Sabem lá as perfeitas maravilhas da tecnologia actual, em articulação com soluções do passado, que escondem o pavimento, o tecto e as paredes deste Salão Nobre!... Enfim, uma vez candidato ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015, este espaço ainda vai ser mais conhecido, estudado, avaliado. Para todos nós, sintrenses, é uma honra enorme que, não custando um cêntimo aos cofres do Estado nem, portanto, ao bolso dos contribuintes, a Parques de Sintra vá acumulando brilharetes tão sofisticados.

Noutra perspectiva, ainda cumpre lembrar que este não é apenas um espaço visitável, à espera dos milhões de pessoas que ali acorrem. Há uma outra dimensão que me atrai de forma especialíssima. Pois, naturalmente, também é como melómano, que me apraz poder gozar este espaço como casa que, de facto, também é de todos nós, sintrenses em particular, e portugueses em geral, já que é peça espectacular do património nacional.

Falo por tantos que, como eu, antes e depois da recuperação, aqui temos vivido belíssimas horas de Música, quer no âmbito do Festival de Sintra quer noutros contextos. Espaço tão sofisticado como os congéneres em todo o mundo, ei-lo acessível a todos quantos foram educados no gosto pela Arte nos seus mais diversos suportes.

Por isso, tanto me tenho empenhado na divulgação do privilégio de que gozam os residentes no concelho de Sintra, no acesso grátis a estas jóias, todos os domingos, benefício bem mais generoso do que o praticado nos outros monumentos que não estão afectos à administração da Parques de Sintra.

Penso, em particular, nas crianças e jovens que ali possam ser conduzidos em visitas que a todos enriquecerão se os seus familiares, em vez de outras bem conhecidas, também se deixarem seduzir pelas mensagens de apelo à frequência destes parques, jardins e monumentos...
 
A Parques de Sintra é candidata ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2015 com o Projeto de Recuperação do Salão Nobre na categoria Melhor Intervenção com I...mpacto Social. A nossa candidatura vai estar exposta Sociedade de Geografia de Lisboa, de entrada livre mediante inscrição em www.semanadareabilitacao.com.

Sem comentários: