[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 29 de julho de 2015



Que maravilha!Parques de Sintra,
um espantoso programa de restauro

[facebook, 08.06.2015]

Não pode ser maior o orgulho que vejo e sinto, invariavelmente, partilhado por todos quantos amam Sintra e o seu património tão rico. Também sob administração da Parques de Sintra, o complexo de Queluz pode beneficiar de uma intervenção absolutamente espectacular, quer no Palácio quer nos jardins.

Como sempre, acompanharemos a campanha de obras com o maior interesse já que é oportunidade de aprender, no concreto terreno das operações, com os melhores artífices, sob coordenação de grandes especialistas, cujos créditos bem sabemos o que valem através de anteriores intervenções em Monserrate, Pena, Castelo dos Mouros. São «só» dos melhores do Mundo!...

 
Ver mais
 
 
 
 
 
 
 
 
 
"Credits_PSML Fabiano Teixeira""Credits_PSML Fabiano Teixeira"
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
‪#‎RecuperarQueluz‬


Na reconstituição do Jardim Botânico vamos recuperar a estrutura e composição original enquanto jardim setecentista. Desta forma é-lhe devo...lvido o caráter lúdico e interpretativo original, respeitando a sua composição e relação com a envolvente. Foi analisado o enquadramento histórico e o contexto dos jardins europeus da época, nomeadamente o traçado, bem como toda a evolução que sofreram até à atualidade.

O Jardim Botânico foi destruído na cheia de 1983, que derrubou a maior parte das estruturas. Prevê-se agora a reconstrução das 4 estufas originais, da estrutura da Casa Chinesa, originalmente para cultivo de plantas orientais, reposição do Lago, das balaustradas, dos pavimentos e canteiros. A Parques de Sintra Procederá emos a trabalhos de conservação e restauro de azulejos, elementos de pedra, balaustradas, bancos e alegretes. Serão plantados os canteiros ornamentados, os canteiros botânicos e os canteiros centrais das estufas, bem com as floreiras dos alegretes. Também a rede de infraestruturas será dimensionada para dar resposta às necessidades ao nível da energia, abastecimento de água e drenagem.


 Mais informações:

 http://www.parquesdesintra.pt/…/intervenco…/jardim-botanico/
 

Sem comentários: