[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 31 de julho de 2015




Sintra,
a Estefânea
15 de Julho de 1837
 
 
[facebook, 15.07.2015]
 
 
Hoje, razão para recordar a toponímia desta zona de Sintra. Estefânia Josefa Frederica Guilhermina Antónia de Hohenzollern-Sigmaringen, nasceu no Palácio de Krauchenwies, (actual Estado de Baden-Würtenberg) em 15 de julho de 1837. Filha mais velha de Carlos António, príncipe de Hohenzollern-Sigmaringen e da princesa Josefina de Baden, foi Rainha de Portugal, pelo casamento com D. Pedro V, tendo morrido em Lisboa, aos 17 de julho de 1859.

O matrimónio, por procuração, ocorreu em 29 de abril de 1858, na Igreja de Santa Hedwig em Berlim. O pintor João Pedroso retratou a sua chegada a Lisboa em quadro que faz parte da colecção do Palácio Nacional da Ajuda. Naturalmente, passaram a lua de mel na amada Sintra de seu sogro D. Fernando, Sintra que, juntamente com Mafra, Estefânea apreciou especialmente, conforme testemunhou em carta a sua mãe.

Como se sabe, a morte levou-a apenas com 22 anos e, não muito depois, também roubou o marido na flor da idade. Ainda hoje permanecem os difusos contornos de uma romântica história em que difteria, febre tifóide e a lenda de ter morrido virgem são os ingredientes mais divulgados.
Ao atravessar a Correnteza, sinto muito a sua nostálgica presença nesta zona residencial de estupenda 'esplanada' sobranceira ao Vale da Raposa. Vá lá saber-se porque relaciono eu aquele característico espaço com a remota figura da princesinha de Hohenzollern...
 
 
 

Sem comentários: