[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 8 de agosto de 2015



Hiroshima,
marca da vida
 
 
Conheci Yokochi, quando chegou a Portugal, em 1960, para integrar a equipa técnica do Sport Algés e Dafundo. Ele era muito jovem, na casa dos vinte e eu tinha os meus doze anos. Para nós, garotos, ele era um tipo fabuloso. Todos aprendemos imenso com ele. Recordo, de modo muito especial, como nos ensinou a saltar do bordo da piscina, das zonas mais alta e mais baixa, de modo a conseguir o maior rendimento possível de um impulso bem estudado e concretizado. E também foi com ele que nos iniciámos nos saltos das pranchas da torre do estádio náutico de Algés que, para mim, continua tão ligado ao seu e ao nome de Hermano Patrone.
 
Nunca lhe ouvi relatos mas imagino como a calamitosa experiência, nos arredores da Hroshima da sua infância, o terá marcado tão decisivamente. O meu pai e os pais dos meus aigos de então é que se referiam ao episódio. Daí que a sua aura ainda maior fosse para nós. É um dos mais notáveis senhores da minha vida.
 
 
 
 
 
Yokochi Shintaro é um sobrevivente do bombardeamento americano e contou a sua experiência no Telejornal.
rtp.pt|De RTP, Rádio e Televisão de Portugal - Pedro Zambujo, Sara Cravina
 

Sem comentários: