[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 31 de agosto de 2015


Lago da Lua



A cerca de trinta quilómetros de Salzburg e em pleno Salzkammergut, Mondsee é de uma irreal beleza, autêntica graça de Deus, terra de privilegio e de múltiplas bênçãos. A Santa Madre Igreja que, como todos sabemos, não dá ponto sem nó, dispõe ali de uma casa para onde, em gozo de merecida aposentação, se retiram Suas Excelências Reverendíssimas, os Senhores Arcebispos depois de Sua Santidade lhes conceder a dispensa da ordem.

Com um certo humor, dizem os locais qu...e, nos seus últimos anos de vida, os prelados se vão acostumando às paisagens celestes… Enfim, ao raiar o dia, pelas seis horas, já é assim. Calma absoluta, de facto, um recanto do Eden. Muita gente ali vai, coitada, tão somente, para visitar a igreja de São Miguel onde decorreram as filmagens do casamento entre Maria e o Capitão von Trapp, do célebre “The Sound of Music”, e nem se apercebe do riquíssimo património cultural a cada passo.
 
Há alguém cuja obra e memória estimo sobremaneira e que sempre recordo a propósito de Mondsee. É August Strindberg que, todos os anos, por esta altura estival, estagiava neste precioso ‘Lago da Lua’, de visita a Friedrich Uhl, pai da sua mulher Frida Strindberg-Uhl. Sabemos o que procurava e também sabemos que colhia e recolhia a paz e o sossego que, tão prodigamente, Mondsee lhe concedia.
 
Ver mais


Good morning Mondsee!
 

Sem comentários: