[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 4 de setembro de 2015



Um Ano Santo histórico



"(...) “Decidi permitir que todos os sacerdotes possam conceder a absolvição do pecado do aborto a todos aqueles que busquem o perdão durante o Ano Jubileu da Misericórdia”, anunciou o Papa, numa carta ao Conselho Pontifício para a Nova Evangelização em que se refere aos preparativos para a celebração desse ano santo (jubileu) extraordinário, entre o próximo dia 8 de Dezembro e 20 de Novembro de 2016. (...)"

Naturalmente, não posso estar mais de acordo com Sua Santidade. Permito-me apenas acrescentar um detalhe. Tenho a certeza de que, na expressão em que refere "(...) todos aqueles que busquem o perdão (...)" o Papa inclui os maridos das mulheres que praticaram o aborto, ou seja, os pais das crianças que «não vingaram»...

Muto gostaria eu de ter a certeza de que, efectivamente, tais homens, tão responsáveis como as suas mulheres pelo acto susceptível deste perdão, se sentem incluídos na generosa decisão pontifícia. Caberá aos padres, agora autorizados à concessão deste perdão, o devido cuidado e zelo no sentido de que não deixe de ser considerado o envolvimento que refiro.
 
Em geral, no seu múnus espiritual, enquanto confessores, tais sacerdotes beneficiam de uma certa proximidade com as famílias das comunidades que lhes estão confiadas que lhes permitirá trabalhar esta atitude papal em todas as suas coordenadas. Assim estejam, se sintam preparados e decididos a concretizá-lo.
 
Ver mais
 
 
Pontífice anuncia Ano Jubileu da Misericórdia, e oferece o perdão às mulheres que abortaram e aos presos que "tomaram consciência da injustiça cometida".
publico.pt
 
 

Sem comentários: