[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 9 de outubro de 2015



Melomania, a quanto obrigas!


Este e os próximos fins de semana deste mês de Outubro não darão descanso a qualquer melómano que se preze. Ocasiões haverá, como a de hoje, em que terei de saír do concerto do Grande Auditório da Avenida de Berna, no máximo, pelas nove da noite, para ir até ao do Palácio de Queluz, onde a função começa às nove e meia, e sempre na expectativa de que o IC 19, não pregue alguma partida...

1. Começa o grande ciclo de concertos do Coro e Orquestra Gulbenkian, neste fim de tarde. Eis um excerto da informação da FCG acerca do evento:

"(...) sexta 9, às 19h, a Orquestra Gulbenkian e os músicos do Estágio Gulbenkian para Orquestra apresentam-se no Grande Auditório com a maestrina Joana Carneiro e o pianista Conrad Tao, num programa que inclui a “Sagração da Primavera” de Igor Stravinsky.

Joana Carneiro, diretora artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, programa que promove a experiência orquestral de jovens músicos portugueses ou residentes em Portugal, convidou Conrad Tao para participar no concerto de abertura da Temporada 15/16 da Orquestra Gulbenkian, no qual também participam os músicos do Estágio Gulbenkian para Orquestra. Conrad Tao é considerado um músico de exceção desde os seus 13 anos. Americano de ascendência chinesa, deixou para trás o violino para se dedicar ao piano e à composição, tendo atualmente, com 21 anos apenas, uma carreira totalmente sedimentada.

Do programa do concerto de abertura da Temporada da Orquestra Gulbenkian 15/16 sobressai Igor Stravinsky e a sua intemporal Sagração da Primavera, assim como a estreia mundial de Restart, encomenda da Fundação Calouste Gulbenkian a Nuno da Rocha, compositor que participou no workshop da ENOA External Link (Rede Europeia de Academias de Ópera) orientado por Magnus Lindberg, em 2014. O programa completa-se com a Rapsódia sobre um tema de Paganini, op. 43 de Sergei Rachmaninov. (...)"

2. Quanto ao concerto do Palácio de Queluz, gostaria de chamar a vossa atenção para meus posts anteriores, o mais acessível dos quais precisamente de ontem. A Parques de Sintra e Massimo Mazzeo não fazem por menos... Pois, Sara Mingardo. Absolutamente imperdível!

3. No domingo, pelas 19.00, mais uma vez na Gulbenkian, Jordi Savall e Hespèrion XXI propõem um programa de música europeia dos períodos renascentista e barroco, incluindo peças de compositores, entre os quais constam os portugueses Manuel Rodrigues Coelho, e Pedro de Araújo, organista da Sé Catedral de Braga até 1665. Inclui ainda peças do compositor valenciano Luís de Milan, que dedicou a obra Libro de música de vihuela de mano intitulado El maestro, publicado em 1536, ao rei D. João III, o que leva a crer que Milan tenha passado alguma temporada em Portugal.

Acerca deste último, entre hoje e o dia do evento, ainda terei oportunidade de partilhar mais algumas notas. Entretanto, como poderão verificar, começa mesmo o melhor dos desassossegos para qualquer melómano. já sei que, para já, não vai ser fácil conjugar as propostas musicais com o gozo do Outono, em Sintra e no monte, no Alentejo. Mas, como assim é há muitos anos, claro que não concedo a mínima hipótese de stress...

Não vos deixarei sem mais uma «provocação» daquela voz única de contralto com a qual temos encontro marcado mais logo. É 'Ombra mai fu', da ópera "Serse" de Händel.

Boa Audição!

 
 
 
Georg Friedrich Haendel da "Serse" Ombra mai fu Sara Mingardo - contralto Accademia degli Astrusi…
youtube.com
 

Sem comentários: