[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 15 de novembro de 2015



15 de Novembro de 1787
Morte GLUCK, Christoph Willibald (n. 1714)


I. Passados dois dias da morte do compositor, durante as exéquias, foi interpretada "De profundis, para Coro e Orquestra", obra que vos proponho, aqui interpretada pelo Coro Ars Cantica e Ensemble Musica Rara, sob direcção de Arnold Bosman, em gravação ao vivo na Basilica di S, Maria presso San Satiro, Milano, em 10 de Abril de 1997.

2014 foi ano das grandes comemorações do tricentenário do nascimento. Se bem lembrados estão, pela parte que me coube, logo em Janeiro, comecei muito bem o programa pessoal das celebrações, assistindo à nova produção de "Orfeo ed Eurídice" de Marc Minkowsky, para a Mozartwoche de Salzburg. Naturalmente, como sempre, tiveram notícias em primeira mão, logo no dia da estreia.
Hoje, atenção a este "De profundis", tão subtil. É, de facto, uma daquelas peças que poderão fazer a diferença no funeral de qualquer melómano...
 
http://youtu.be/nFR3Bayq9vw [I]


II. Ainda 'Se mai senti spirarti sul volto' da ópera "La Clemenza di Tito", com libreto de Metastasio, estreada cerca de quarenta anos antes da primeira récita da homónima de Mozart.
Segue o texto para poderem acompanhar convenientemente:

Se mai senti spirarti sul volto
lieve fiato che lento s'aggiri,
di': Son questi gli estremi sospiri
del mio fido che more per me.
Al mio spirto dal seno disciolto
la memoria di tanti martiri
sarà dolce con questa mercé.


A interpretação é de Joyce Didonato, Orquestra da Ópera Nacional de Lyon, Maestro Kazushi Ono.

Boa Audição!

https://youtu.be/Gy921nEjkIM [II]


 

Sem comentários: