[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 15 de novembro de 2015




15 de Novembro de 1791
Efeméride mozartiana

Esta é mesmo a última obra Mozart



Acerca de "Laut verkünde unsere Freude", [Anunciai de viva voz a nossa alegria] - cantata em Dó Maior, mais tarde referenciada como KV. 623 - eis as palavras manuscritas pelo próprio compositorno seu catálogo pessoal, faz hoje, precisamente, 224 anos:

“No dia 15 de Novembro. Uma pequena Cantata Maçónica. Integra 1 coro, 1 ária, 2 recitativos e um dueto. Tenor, baixo. 2 violinos, viola, violoncelo, 2 oboés e duas trompas.”

E, meus caros amigos, aqui têm a peça composta com o objectivo de integrar trabalhos maçónicos. Esta Cantata foi mesmo a ÚLTIMA OBRA COMPLETA de Wolfgang Amadeus Mozart. A propósito, recordar que o Requiem é a última obra incompleta.

Se muitos maçons desconhecem este pormenor da biografia do Mestre Maçon que Mozart foi, os que sabem, muito se orgulham por ter sido para a Maçonaria que o compositor empenhou o génio. Poucos dias depois, a 5 de Dezembro de 1791, morreria na sua casa em Viena.

Interpretação confiada a Christoph Prégardien, tenor; Helmut Wildhaber, barítono; Chorus Viennensis; Wiener Akademie, sob a direcção de Martin Haselböck

Boa audição!

https://youtu.be/Y8Lsr0-L7ZU


 

Sem comentários: