[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 20 de novembro de 2015




Alvíssaras tristânicas


[publicado no facebook em 19.11.2015]

Ia a caminho de Lisboa, e do Goethe Institut, para assistir a mais uma iniciativa do Círculo Richard Wagner (CRW) quando, vá lá saber-se porquê, tive um pressentimento. A minha carteira? A conduzir, sem poder movimentar-me adequadamente à procura, resolvi parar, desviando para o Hospital Amadora Sintra.

De facto, não a tinha comigo. Telefonei para casa do Mário João Machado, onde tinha passado a tarde a tratar de assuntos referentes ao filme biográfico "Nella Maissa". Nada. Recuperei os movimentos todos das horas antes e, enfim, encurtando detalhes, acabei por encontrá-la no carro da minha filha Joana com o qual dera uma volta a verificar o que poderia justificar determinado barulho.

Claro que já não fui ao Instituto Alemão pois tinha saído de casa do meu amigo com o tempo contado. A «compensar» - neste momento em que, depois de regressado a casa, já vou saír para a Gulbenkian - proponho que partilhem as alvíssaras que a mim próprio concedo. Tinha muito presente, para o encontro com os meus amigos do CRW, a produção do "Tristão" que assisti em Bayreuth em 1987, no dia 8 de Agosto.

Eis o elenco e linhas gerais da produção:

Tristan: Peter Hofmann
Isolde: Catarina Ligendza
Brangane: Hanna Schwarz
Kurwenal: Bodo Brinkmann
König Marke: Matti Salminen
Melot: Graham Clark
Jünger Seemann: Graham Clark
Steuermann: Martin Egel
Hirt: Helmut Pampuch
Maestro. Daniel Barenboim
Encenação - Jean-Pierre Ponnelle


Consegui encontrar no YouTube um excerto do II Acto de uma transmissão via rádio da récita do dia 2 de Agosto daquele ano, menos de uma semana antes da que assisti com a minha mulher. Portanto, em recordação desses momentos estupendos das memórias de Bayreuth, aqui vos deixo esta proposta, que, misturando-se com um momento de alguma perturbação, não podia ter terminado de forma mais positiva. Então, gozem comigo as alvíssaras.!


Boa Audição!

https://youtu.be/VzfA0FcWQD0

Sem comentários: