Nella Maissa
Periodicamente, tenho tido o cuidado de vos manter ao corrente da evolução dos trabalhos relacionados com a produção e realização deste filme biográfico em que estive envolvido, aliás, a exemplo do que sucedeu com "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura", documento análogo do qual sou co-autor.
Ontem à tarde, no Centro Cultural Olga Cadaval, foi gravado o meu testemunho. Sentado numa das cadeiras da plateia do grande auditório, ofereci o que podia, a minha isol...ada voz, ao serviço de quem nos deixou em 2014, pouco tempo depois de fazer cem anos.
Periodicamente, tenho tido o cuidado de vos manter ao corrente da evolução dos trabalhos relacionados com a produção e realização deste filme biográfico em que estive envolvido, aliás, a exemplo do que sucedeu com "Marquesa de Cadaval, uma Vida de Cultura", documento análogo do qual sou co-autor.
Ontem à tarde, no Centro Cultural Olga Cadaval, foi gravado o meu testemunho. Sentado numa das cadeiras da plateia do grande auditório, ofereci o que podia, a minha isol...ada voz, ao serviço de quem nos deixou em 2014, pouco tempo depois de fazer cem anos.
Viveu os últimos dias na Casa do Artista, em Lisboa, verdade é que algo esquecida do grande público, mas mantendo os traços essenciais da fascinante personalidade de sempre, capaz de continuar a partilhar, com enorme requinte, todo um século de vivências culturais.
Felizmente, apesar de debilitada, ainda foi perfeitamente possível colher e registar um testemunho na primeira pessoa, caso ímpar, pelo longuíssimo período que cobre das culturas portuguesa e europeia, ao fim e ao cabo, durante cerca de sete décadas do século vinte.
Para que o mosaico compósito da sua vida e actividade artística fosse tão completo quanto possível, conta este documento biográfico com estupendas participações de todos os indispensáveis, colhidas antes e depois da morte, entre familiares, amigos, musicólogos, directores artísticos, mulheres e homens das artes e letras portuguesas.
Um centenário. A celebração de um centenário nos motivou, na peugada de sinais ainda tangíveis, tanto tempo passado, tentando responder e corresponder ao gabarito de quem tanto nos desafiou.
Naturalmente, em nome da equipa da qual faço parte, não poderei deixar de agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal de Sintra - deste modo se associando à concretização deste filme - que, através do Vice-Presidente Rui Pereira, se disponibilizou sem reservas, abrindo as portas daquela casa onde contámos com a gentilíssima ajuda da Fátima Vieira da Produção.
Finalmente, ouçamos Nella Maissa no Allegro Brillante do Concerto para Piano, n.º 1 de João Domingos Bomtempo. Verdadeiramente luminoso!
Boa Audição!
Ver maisFelizmente, apesar de debilitada, ainda foi perfeitamente possível colher e registar um testemunho na primeira pessoa, caso ímpar, pelo longuíssimo período que cobre das culturas portuguesa e europeia, ao fim e ao cabo, durante cerca de sete décadas do século vinte.
Para que o mosaico compósito da sua vida e actividade artística fosse tão completo quanto possível, conta este documento biográfico com estupendas participações de todos os indispensáveis, colhidas antes e depois da morte, entre familiares, amigos, musicólogos, directores artísticos, mulheres e homens das artes e letras portuguesas.
Um centenário. A celebração de um centenário nos motivou, na peugada de sinais ainda tangíveis, tanto tempo passado, tentando responder e corresponder ao gabarito de quem tanto nos desafiou.
Naturalmente, em nome da equipa da qual faço parte, não poderei deixar de agradecer a disponibilidade da Câmara Municipal de Sintra - deste modo se associando à concretização deste filme - que, através do Vice-Presidente Rui Pereira, se disponibilizou sem reservas, abrindo as portas daquela casa onde contámos com a gentilíssima ajuda da Fátima Vieira da Produção.
Finalmente, ouçamos Nella Maissa no Allegro Brillante do Concerto para Piano, n.º 1 de João Domingos Bomtempo. Verdadeiramente luminoso!
Boa Audição!
Sem comentários:
Enviar um comentário