[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sábado, 12 de dezembro de 2015




12 de Dezembro de 1792
 
 
Viena, capital do Império, dia em que Franz Joseph Haydno dá uma das primeiras lições de composição ao jovem Ludwig van Beethoven, na altura com 22 anos, um dos grandes momentos de encontro de dois dos três monstros sagrados da Primeira Escola de Viena. O outro, Wolfgang Amadeus Mozart, tinha morrido no ano anterior, não sem que também se tivesse encontrado com o mais admirável surdo de todos os tempos.
 
Se há género em que aquele extraordinário trio de génios se notabilizaria para todo o sempre, o quarteto de cordas é-o incontornavelmente. Ora bem, uma das 10 peças que levaria para a tal ilha deserta é o Quarteto de Cordas em Lá menor, Op. 132, o mais fabuloso e brilhante composto por LvB, obra em que subjaz o legado do magistério do Papa Haydn.
 
Permitam que chame a vossa atenção para o terceiro andamento, que o compositor designa como "Heiliger Dankgesang eines Genesenen an die Gottheit, in der lydischen Tonart” - que, numa traduçao aproximada, poderei propor como “Canto de Acção de Graças de um Convalescente à Divindade, no modo Lídio” - uma perfeita e acabada oferta musical biográfica.

Nem mais nem menos, depois de um caso de doença, é uma oração de agradecimento através da qual expressa a alegria e a gratidão pelo dom da vida. A referência de Beethoven ao 'modo Lídio', lembra-nos que ele se forma estabelecendo como tónica a quarta nota da escala diatónica, podendo ser classificado como um modo maior.

Este Quarteto, em especial, o terceiro andamento deste Quarteto, é um dos máximos expoentes de toda a Música, algo de sublime, que perspectiva uma dimensão outra da Arte. Afinal, como acontece, ejm todas as obras-primas. Na gravação que vos proponho, com o mítico Quarteto Borodin, partilho a obra na sua totalidade. Eis a distribuição com indicação dos tempos de execução:


00:00 - Assai sostenuto - Allegro
09:48 - Allegro ma non troppo
19:24 - Molto adagio - Andante [Heiliger Dankgesang eines Genesenen an
die Gottheit, in der lydischen Tonart]
37:02 - Alla marcia, assai vivace
39:26 - Finale. Allegro appassionato


Boa audição!
 
 
 
 
00:00 - Assai sostenuto - Allegro 09:48 - Allegro ma non troppo 19:24 - Molto adagio - Andante 37:02 - Alla marcia, assai vivace 39:26 - Finale. Allegro appa...
youtube.com
 
 
 

Sem comentários: