[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 13 de dezembro de 2015



13 de Dezembro de 1768
Efeméride mozartiana



Sinfonia No. 8

Esta Sinfonia em Ré Maior, KV. 48, de carácter muito festivo, com importantes segmentos incluindo trompetes e percussão, foi composta enquanto Mozart permanecia em Viena, datando-a de 13 de Dezembro de 1768.

Quase se afigura ridículo afirmar que se trata de uma das primeiras sinfonias da «maturidade» do compositor quando, afinal, nos referimos a um pré-adolescente, de doze anos, que apresenta uma peça muito afim das sinfonias de Joseph Haydn, seu contemporâneo mais velho.

Quanto à estrutura, é obediente aos quatro andamentos da ordem – 1.Allegro, 2.Andante, 3.Menuetto /Trio e 4. Molto allegro. Muito sumariamente, reparem ainda que, no segundo, a orquestração apenas contempla cordas, começando com uma estreita linha melódica que evolui e se expande no final, enquanto que, no terceiro, há uma série de passagens rápidas nas cordas, incluindo os citados trompetes e timbales, mas que estão ausentes no Trio e que o último é uma giga cujo tema principal, ao contrário do que normalmente acontece, não termina o andamento.

Interpretação a cargo da Academy of Ancient Music, sob a direcção de Christopher Hogwood.

Boa Audição!
 
Ver mais
 
 
 
The symphony is set in 4 movements: 1. Allegro (0:00) 2. Andante (4:27) 3. Menuetto (8:05) 4. Allegro (12:05) Composed in Vienna and dated December 13, 1768....
youtube.com
 

Sem comentários: