[sempre de acordo com a antiga ortografia]

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015




3 de Dezembro
Dia de São Francisco Xavier
 
[publicado no facebook em 3.12.2015]

 
Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, mais conhecido como Francisco Xavier, por ter nascido, em Xavier, no dia 7 de Abril de 1506, faleceu em Sanchoão, em 3 de Dezembro de 1552, celebrando-se hoje o seu dia. Um dos mais célebres missionários, padroeiro dos missionários, com Santo Inácio de Loyola fundador da Companhia de Jesus, é figura máxima da hagiografia cristã.
 
Em Lucerna - cidade suiça à qual me sinto particularmente ligado, desde o tempo em que, com meu pai, ali comecei a frequentar o Festival que, ainda hoje, continua como um dos mais abençoados lugares para a celebração da grande música - há uma igreja de São Francisco Xavier, onde me sinto particularmente bem. Aí ouvi excelente música. Um bom exemplo é o da proposta que, de imediato, vos apresento.

Eis Et incarnatus est do Credo da célebre Missa KV 427, de Mozart, na voz de Arleen Auger, Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks sob a direcção de Leonard Bernstein. Gravado naquela igreja de São Francisco Xavier, é um soberbo momento musical em que honramos também o grande santo.

Boa audição!
 
 
 
Mozart Great Mass in c minor kv. 427 10. Et Incarnatus est Arleen Auger Symphonieorchester des Bayerischen Rundfunks Leonard Bernstein
youtube.com
 

Sem comentários: