[sempre de acordo com a antiga ortografia]

terça-feira, 22 de dezembro de 2015




À especial atenção do novo Ministro da Saúde:
- Será preciso fazer uma petição?



[publicado em 21 de Dezembro de 2015]

Impõe-se que também os médicos do Serviço Nacional de Saúde, em especial os nossos médicos de família, se inteirem acerca deste escândalo e actuem em conformidade.

Pessoalmente, já deixei de tomar estatinas. Tal como afirma Uff Ranskov, também no meu caso, os efeitos secundários, a nível muscular, foram evidentes. E, afinal, nunca os índices revelados através das análises apontaram para números particularmente elevados.

De qualquer modo, fui eu que decidi deixar de fazer o «tratamento». A minha médica propôs-me a tomada de uma estatina diferente, dez vezes mais cara do que o genérico até então tomado. A nossa relação continua óptima mas com esta divergência.

Ora bem, parece ir sendo tempo de esclarecer este assunto. Por muito que possa ferir os interesses das farmacêuticas, não podemos dar-nos ao luxo de o SNS continuar a gastar milhões sem que, como parece manifesto, se justifique um investimento com contornos de escândalo.
 
Ver mais
 
 
 
 
Entrevista a Uffe Ranskov, investigador dinamarquês e fundador da Liga Internacional dos Céticos do Colesterol que defende que o colesterol alto não é causa mas apenas um sintoma das doenças cardiovasculares.
activa.sapo.PT
 
 
 

Sem comentários: