1 de Janeiro de 1775
efeméride mozartiana
efeméride mozartiana
Munique,
interpretação de peça de música sacra
[publicado no facebook em 03.01.2016]
Então acertemos as efemérides mozartianas. Embora atrasada, já de anteontem, como não a assinalei, aqui estou 'cumprindo o meu dever'... Faço-o, ainda com maior e justificada razão, na medida em que a obra em apreço, "Litaniae de venerabili altaris sacramento em Si bemol Maior", KV 125.
Aqui segue, nos seus nove andamentos, com indicação do sequencial tempo de escuta de cada um
- Coro (Allegro molto - Adagio) Kyrie eleison (0:00)
- Aria (Andante) Panis vivus, qui de coelo (3:54)
- Coro (Adagio) Verbum caro factum (9:23)
- Aria (Allegro molto) Hostia sancta calix (10:12)
- Coro (Adagio) Tremendum ac vivificum (13:45)
- Aria (Andante) Panis omnipotentia (14:58)
- Coro (Adagio) Viaticum in Domino morientum (21:12)
- Coro Pignus futurae gloriae (22:42)
- Coro (Un poco adagio) Agnus Dei (27:29)
São 35 minutos de música excepcional, saída da pena de um adolescente de 16 anos. Datada de Salzburg 1772, foi ouvida em Munique três anos depois, após várias alterações, até atingir a soberba forma em que a grande capital bávara a ouviu, em tão importante ocasião como é o primeiro dia do ano litúrgico.
A interpretação, de referência, a cargo dos solistas de Barbara Bonney, soprano, Elisabeth von Magnus, contralto, Uwe Heilmann, tenor, Gilles Cachemaille, barítono, do Coro Arnold Schoenberg e Concentus Musicus, sob a direcção de Nikolaus Harnoncourt.
Boa audição!
Aqui segue, nos seus nove andamentos, com indicação do sequencial tempo de escuta de cada um
- Coro (Allegro molto - Adagio) Kyrie eleison (0:00)
- Aria (Andante) Panis vivus, qui de coelo (3:54)
- Coro (Adagio) Verbum caro factum (9:23)
- Aria (Allegro molto) Hostia sancta calix (10:12)
- Coro (Adagio) Tremendum ac vivificum (13:45)
- Aria (Andante) Panis omnipotentia (14:58)
- Coro (Adagio) Viaticum in Domino morientum (21:12)
- Coro Pignus futurae gloriae (22:42)
- Coro (Un poco adagio) Agnus Dei (27:29)
São 35 minutos de música excepcional, saída da pena de um adolescente de 16 anos. Datada de Salzburg 1772, foi ouvida em Munique três anos depois, após várias alterações, até atingir a soberba forma em que a grande capital bávara a ouviu, em tão importante ocasião como é o primeiro dia do ano litúrgico.
A interpretação, de referência, a cargo dos solistas de Barbara Bonney, soprano, Elisabeth von Magnus, contralto, Uwe Heilmann, tenor, Gilles Cachemaille, barítono, do Coro Arnold Schoenberg e Concentus Musicus, sob a direcção de Nikolaus Harnoncourt.
Boa audição!
The litany is set in 9 movements: - Coro (Allegro molto - Adagio) Kyrie eleison (0:00) - Aria (Andante) Panis…
youtube.com
Sem comentários:
Enviar um comentário