[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016




Brautigam,
logo na Gulbnkian (22 de Janeiro)
 
[publicado no facebook em 22.01.2016]
 
Tenho assistido a alguns dos concertos e recitais de Ronald Brautigam tanto por cá como em Salzburg e, meus caros amigos, não posso partilhar convosco melhor avaliação. É, no entanto, no pianoforte que, na minha opinião, este pianista se excede. E, quando tem a sorte de encontra um instrumento à altura do seu gabarito, então, podemos ouvir interpretações deslumbrantes.
 
Foi isso mesmo que aconteceu, há quase dois anos, em 8 de Março, no Palácio de Queluz, aquando da abertura do Festival "Tempestade e Galanterie", promovido pela Parques de Sintra, sob coordenação de Massimo Mazzeo. Brautigam agigantou-se ao teclado do nosso 'Clementi', um excepcional instrumento, tendo-nos brindado com estupendas leituras de Sonatas de Mozart, Haydn, Beethoven e do próprio Clementi. Como, na altura, tive oportunidade de referir, um serão de absoluto privilégio.

De facto, no pianoforte, credenciado como um dos melhores intérpretes da pianística vienense da Primeira Escola, vai estar connosco hoje, para fazer o Concerto KV. 491, em Dó menor e, na próxima semana para tocar o último dos concertos para piano de Mozart, o KV 595, com a Orquestra Gulbenkian sob a direcção de Paul McCreesh, omaestro titular.

Por Ronald Brautigam, eis uma sua interpretação do KV. 491 com Die Kolner Akademie Willens. Atenção, aqui ouvimo-lo tocando um pianoforte o que, de todo em todo, não é a mesma coisa do que fazê-lo no Steinway.

Boa Audição!


https://youtu.be/rG_nrlNUql4
 
 
 
 
Quinta, 21 Jan 2016, 21:00 - Grande Audit
musica.gulbenkian.PT
 
 
 

Sem comentários: