[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016


Maria almira Medina,
Homenagem da escritora
Cristina Carvalho
 
[publicado no facebook em 20.01.2016]
 
É bonita, muito sincera, a homenagem que a Cristina presta à Maria Almira. Aqui a trago na certeza de que, por esta via, escrita pela filha de Rómulo de Carvalho/António Gedeão, muita gente de Sintra ficará a conhecer um pouco melhor quem ontem partiu.
...
Entre as muitas facetas do seu «discreto protagonismo», a Maria Almira também foi uma 'intermediária de afectos'. Tinha muitos amigos, fazia parte de grupos de gente das letras e das artes, jornalistas, alguns dos quais, de relance, a Cristina nomeia. Também o seu pai, naturalmente, que eu tive o privilégio de conhecer, na casa de Campo de Ourique, precisamente, pelo tal virtuoso intermédio...
.
Mas já vai longa a introdução. Leiam o que a Cristina quis partilhar. É precioso.
 
 
 
HOMENAGEM
 
Quero, deste modo, prestar homenagem a mais uma mulher portuguesa hoje falecida, MARIA ALMIRA MEDINA.
 
Mais uma mulher portuguesa a viver no sombreado ...e nas profundezas da indiferença e do desconhecimento geral, visto nunca ter sido nem reconhecida, nem elevada, nem apreciada nem coisa nenhuma por quem de direito e, nestes casos, quem de direito seriam as entidades culturais competentes.
 
Maria Almira Medina foi, no tempo da sua vida que terminou hoje, pintora, joalheira, dedicou-se ao esmalte, à cerâmica, trabalhou o vidro. Foi professora, divulgadora de arte, escritora, poetisa, publicitária e jornalista. Filha do fundador do Jornal de Sintra, António Medina Júnior, ela própria chegou a dirigir por muitos anos, este jornal. As suas actividades foram imensas e sempre com uma dedicação transcendente. Foi amiga pessoal e trabalhou com, por exemplo, Sarah Affonso, Almada Negreiros, José Gomes Ferreira, Zeca Afonso, entre tantos.

A Câmara Municipal de Sintra vai prestar-lhe homenagem. À sua figura de mulher cultíssima e sempre participativa. Conhecia-a muito bem. Tive essa sorte. Maria Almira Medina não deixou ninguém indiferente. O percurso da sua vida foi exemplar.

 Mas a verdade cultural do país, é a que está à vista de todos. E muito se vai fazendo, mesmo assim, com tão escassos recursos. E esta é, mais uma vez a realidade. Gostava eu de saber quantos já ouviram falar ou conhecem esta mulher de tanto saber? O seu nome era, é Maria Almira Medina. Tinha 95 anos.

Cristina Carvalho
 
(Isto parece um obituário, mas não é. Obrigada pela compreensão)
 
 
 
 
 

Sem comentários: