[sempre de acordo com a antiga ortografia]

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016



Palácio de Queluz,
1 - 3 de Julho 2016


[publicado no facebook em 12.01.2016]


"A diplomacia e a aristocracia como promotores da música e do teatro na Europa do Antigo Regime"

Um Congresso para melómano não faltar


"(...) pretende desenvolver o diálogo em torno da densa rede criada pelas relações diplomáticas entre as cortes europeias e as casas aristocráticas.
 
As sedes dos ministros plenipotenciários e de outros agentes diplomáticos eram frequentemente postos avançados para fornecer informações úteis sobre a actividade cultural nos países estrangeiros. Através dos caminhos percorridos pela correspondência, definiam-se por vezes estratégias artísticas destinadas a deixar a sua marca na história das artes, em especial no campo da música e do teatro.

Os embaixadores favoreciam e promoviam carreiras, assinalavam e forneciam repertórios destinados a ser emulados ou interpretados perante novas audiências e facilitavam viagens, assegurando digressões lucrativas e vantajosas. Patrocinavam criadores e intérpretes extraordinários e protegiam com a sua autoridade uma série de profissionais das artes cénicas. Eram ainda observadores atentos da vida cultural e dos espectáculos dos países onde residiam, transmitindo notícias preciosas.

Uma meta essencial do congresso será a de centrar a atenção sobre as ligações europeias da corte portuguesa no âmbito do circuito musical do século XVIII. As grandes ocasiões festivas e a circulação de tramas e expoentes teatrais favorecidos pelas conexões políticas e diplomáticas serão igualmente objecto de investigação. (...)"

 
Ver mais
 
 
cemsp.blogspot.com|De CENTRO DE ESTUDOS MUSICAIS SETECENTISTAS DE PORTUGAL
 

Sem comentários: