[sempre de acordo com a antiga ortografia]

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016


7 de Fevereiro de 1786,
Grande efeméride mozartiana [II]



[publicado no facebook em 07.02.2016]

Entre imensos episódios relativos às relações entre o compositor e o monarca, gostaria de destacar um dos mais célebres desafios que José II lançou a Mozart, em que o coloca em competição com Antonio Salieri.

Por diversas vezes me tenho referido às circunstâncias que enquadram tais acontecimentos, razão pela qual apenas sublinharei um aspecto que reputo como absolutamente determinante, que tem a ver com a afirmação do Alemão como idioma oficial do Império, algo que só acontece em 1784.

É em 7 de Fevereiro de 1786 - há precisamente 230 anos - na ‘Orangerie’ do Palácio de Schönbrunn, e na sequência da ‘impositiva sugestão’ do Imperador, que Mozart e Salieri apresentam, respectivamente, o ‘singspiel’ “Der Schauspieldirektor” [O Empresário] e a ‘opera buffa’ “Prima la musica, poi le parole” [Primeiramente, a Música e depois as palavras], obras subordinadas ao mesmo tema, da vaidade dos cantores.

Ora bem, “Der Schauspieldirektor” funcionou como instrumento oficial da vontade imperial quanto à Língua Pátria, perante a toda poderosa alternativa da produção italiana. De algum modo, na presença dos ilustríssimos 80 convidados da Corte que assistiram à «contenda», o singspiel mozartiano preencheu um objectivo de afirmação nacional, ainda que pudesse ter contribuído para alimentar a lenda da rivalidade entre os dois compositores. Lenda, nada mais que lenda, já que os dois se estimavam muitíssimo.

Ora bem, já hoje vos tendo proposto a peça de Salieri, deixo à vossa apreciação a de Mozart, da máxima referência, com a absoluta certeza de que, além de vós, também mais uma vez José II vai rejubilar.

Eis o detalhe da gravação:

"Der Schauspieldirektor", obra composta em 3 de Fevereiro e estreada no dia 7 seguinte, como já sabem, na Orangerie do Palácio Schönbrunn em Viena

- Abertura (0:00)
- Arietta (Mme Herz) Da schlägt die Abschiedstunde (3:51)
- Rondo (Mlle Silberklang) Bester Jüngling mit Entzükken (7:28)
- Terceto (Silberklang, Herz, Vogelsang) Ich bin die erste Sängerin (10:22)
- Vaudeville (Alle) Jeder Künstler strebt nach Ehre (16:42)


Vozes:

Magda Nador (Mme Herz), soprano;
Krisztina Laki (Mlle Silberklang), soprano;
Thomas Hampson (Vogelsang), barítono;
Harry van der Kamp (Buff), tenor.

 
Orquestra do Royal Concertgebouw sob direcção de Nikolaus Harnoncourt.

Boa Audição!

https://youtu.be/LmuOxTl35W4
 
Ver mais
 
 
Der Schauspieldirektor (all dialogues have been omitted): - Ouvertüre (0:00) - Arietta (Mme Herz) Da schlägt die Abschiedstunde (3:51) - Rondo (Mlle…
youtube.com
 

 
 
 
 

Sem comentários: