[sempre de acordo com a antiga ortografia]

domingo, 21 de fevereiro de 2016




Faleceu o Violinista Vasco Barbosa
Tantas recordações!

Foi, durante décadas, concertino da Orquestra da Emissora Nacional e da Orquestra do Teatro de São Carlos, acabando por ser consagrado “concertino honorário” da presente Orquestra Sinfónica Portuguesa. No âmbito da música de câmara, destacam-se o duo com sua irmã Grazi Barbosa ou o Quarteto Atalaia (por ele fundado). Leccionou na Academia de Música de Santa Cecília.

Notavelmente, manteve ainda uma intensa carreira interna...cional como solista. Como confirmação de um estatuto semelhante ao de seu pai, foi agraciado com numerosos prémios: Prémio Guilhermina Suggia, Óscar da Imprensa, Prémio Moreira de Sá, Prémio da Secretaria de Estado da Cultura, Prémio Almada. Foi ainda distinguido com a Ordem Militar de Santiago de Espada. No passado ano de 2015, a Camarata Atlântica havia promovido o primeiro Concurso Nacional de Cordas Vasco Barbosa, em homenagem ao grande violinista.

Recordemo-lo, da melhor maneira, ouvindo a sua interpretação da Sonata para Violino e Piano No. 2 de Ruy Coelho. É sua irmã, Grazy Barbosa, quem faz o acompanhamento.
Boa audição!


https://youtu.be/telKRPVlaOA
 
Ver Mais
 
 
 
 

Sem comentários: